Eles planejam solicitar ao presidente eleito a suspensão do visto americano do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A iniciativa surge após Moraes negar a devolução do passaporte de Bolsonaro, impedindo-o de comparecer à cerimônia de posse. A defesa de Bolsonaro recorreu da decisão, buscando autorização para a viagem.
Em setembro, parlamentares americanos já haviam solicitado a suspensão dos vistos de todos os ministros do STF, incluindo Moraes, por meio de uma carta ao secretário de Estado, Antony Blinken.Com a eleição de Trump, congressistas brasileiros acreditam que algum tipo de sanção a Moraes deve acontecer.A ação dos deputados de extrema-direita reflete a crescente tensão entre os aliados de Bolsonaro e o Judiciário brasileiro.
Eles esperam que a nova administração de Trump seja receptiva ao pedido, considerando a relação próxima entre os dois líderes.A medida pode intensificar as divisões políticas no Brasil e levantar questões sobre a interferência estrangeira em assuntos internos.A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos dessa iniciativa e suas possíveis implicações diplomáticas.