BRASÍLIA – Um projeto de resolução tramita na Câmara dos Deputados pretende conceder ao cantor Bruno Mars o título de Cidadão Honorário do Brasil. O projeto é de autoria do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF), que destacou o carinho do artista pela cultura brasileira e a forma como ele tem se comportado em suas apresentações no país.
A justificativa para a concessão do título menciona a atual turnê de Bruno Mars no Brasil – Live in Brazil -, que prevê 14 shows em cinco cidades. Segundo Veras, essas apresentações têm proporcionado “momentos inesquecíveis que revelam o profundo carinho” do cantor pela cultura nacional e ele cita as performances do artista que interage “de forma calorosa e autêntica com os fãs”.
Além disso, o parlamentar lembra de uma apresentação beneficente realizada por Bruno Mars no Tokio Marine Hall, em São Paulo, em apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O evento, realizado em 1º de outubro, arrecadou cerca de R$ 1 milhão. “Um gesto que comoveu a todos e mostrou a força de sua influência para o bem comum”.
“É inegável o impacto positivo que Bruno Mars teve em nosso país, e a concessão da cidadania honorária é uma forma de agradecer por sua contribuição e fortalecer os laços entre o Brasil e os Estados Unidos. A admiração que Bruno Mars desperta nos brasileiros é inegável. No entanto, o cantor vai além da música e demonstra um profundo senso de empatia e solidariedade”, escreveu.
O título de cidadão honorário é concedido a personalidades que, embora não sejam naturais do Brasil, contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar coletivo. Um exemplo é o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que recebeu a honraria e compareceu ao Congresso Nacional em novembro de 2022.