O deputado bolsonarista Evair de Mello (PP-ES) quer convocar um ministro do Palácio do Planalto para explicar por que Lula não passou a Presidência da República para o vice Geraldo Alckmin enquanto está internado no hospital.
Nesta quinta-feira (12/12), o deputado protocolou um requerimento pedindo que o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, seja convocado a dar essas explicações no plenário da Câmara.
“Tendo em vista a competência de fiscalização do Poder Legislativo, apresentamos este requerimento para que sejam esclarecidas oficialmente questões sobre a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não transmitir o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin durante o período de internação hospitalar e recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como os fundamentos jurídicos e administrativos que embasaram essa decisão”, diz o parlamentar no pedido.
Além do pedido de convocação, Evair de Mello protocolou requerimento de informação ao ministro da Secom solicitando informações sobre a decisão de Lula de não tirar licença para tratar da saúde.
Lula internadoLula foi internado desde a terça-feira (10/12) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde já passou por duas cirurgias na cabeça. As cirurgias são decorrentes da queda que o petista levou em 19 de outubro.
Mesmo internado na UTI da unidade hospitaral, Lula não transferiu o poder para Alckmin. O presidente chegou a ligar para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para saber sobre o pacote de ajuste fiscal.