Imagem: Reprodução/Google
Atualmente, muitas pessoas consomem drogas como se não houvesse contraindicações ou efeitos colaterais relacionados. No entanto, substâncias comuns, como o paracetamol, podem trazer riscos para a saúde se usadas de forma muito desenfreada ou indisciplinada.
O paracetamol, oficialmente chamado de paracetamol, é um dos analgésicos e antipiréticos mais vendidos hoje. Muitas drogas para combater os sintomas de resfriado e gripe oferecem-no como um ingrediente ativo proeminente.
Paracetamol pode causar efeitos psicológicos
Um artigo publicado na Social Cognitive and Affective Neuroscience mostrou que a droga pode causar efeitos psicológicos em pacientes. De acordo com as informações, foi realizada uma amostra com 500 graduandos.
Sua conclusão é que tomar este analgésico reduz a ansiedade, promove o relaxamento mental e, ao mesmo tempo, reduz a capacidade de prever consequências potencialmente perigosas ou simplesmente indesejáveis de uma ação.
Ao mesmo tempo, eles também descobriram que tomar paracetamol os tornava menos suscetíveis e nervosos a quaisquer reações adversas. Além disso, os voluntários também perderam alguma empatia e foram capazes de agir de forma mais agressiva com seus pares sem medir as consequências.
De acordo com o site de notícias The Coast, cerca de 25% da população costuma tomar a droga. Esses dados levantam um alarme se adicionados ao que a pesquisa acima encontrou.
Algumas pessoas que não devem tomar medicação
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns grupos precisam de orientação ou não devem tomar paracetamol.
- Pessoas com doença renal;
- Pessoas com hipersensibilidade;
- Pessoas com danos no fígado, incluindo aqueles que recebem medicamentos hepatotóxicos.
Os dados também coincidem com o que já foi divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Serve como um aviso para todos os indivíduos pertencentes a este grupo.
Ainda de acordo com a UNAM, a dose máxima indicada de paracetamol para combater a dor e a febre é de 325.000 miligramas. Esta quantidade pode ser dada com um intervalo de pelo menos 4 horas, até um máximo de 4 gramas por dia.
Pessoas com certos problemas de saúde devem aumentar o período de dosagem para 6 horas. Neste grupo estão pessoas com lesões cerebrais moderadas. Se o paciente tiver uma taxa de filtração glomerular inferior a 10 ml / min, o intervalo é aumentado para 8 horas.
Lembre-se de que apenas um médico ou higienista pode prescrever medicamentos com precisão.