Chanceler brasileiro disse que reunião entre Lula e Trump pode acontecer na Malásia, mas lugar e data ainda não estão confirmados.
Reunião de Vieira e Rubio nos EUA. O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira disse nesta quinta-feira (16) que a reunião com Marco Rubio, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, foi “ótima” e muito produtiva. Leia em TVT News.
Para chanceler brasileiro, reunião com Rubio foi “ótima”
O chanceler brasileiro Mauro Vieira diz que a conversa com o Secretario de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi produtiva e que há a previsão do encontro Lula-Trump, ainda sem data marcada.
Em entrevista à imprensa, Vieira disse ainda que a conversa reservada, que durou cerca de 20 minutos, foi muito produtiva.
A reunião entre os dois negociadores do tarifaço designados pelos respectivos presidentes Lula e Trump marca o início de uma tentativa de reaproximação entre Brasil e EUA depois do tarifaço dos EUA e de sanções contra autoridades brasileiras.
De acordo a entrevista à imprensa, Vieira e Rubio, os representantes das negociações entre Brasil e EUA, fizeram uma reunião inicial que durou cerca de 15 minutos. Depois, Vieira e Rubio fizeram outra reunião que durou aproximadamente 50 minutos.
Encontro Lula e Trump ainda não tem data e lugar definidos
Durante a entrevista, Mauro Vieira foi perguntado que Lula e Trump podem se encontrar na próxima semana na Malásia, quando haverá a reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático. O chanceler brasileiro disse que “até pode ser”, mas que “dependeria de coincidência de datas”.
“Há um interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem muito em breve”, afirmou o chanceler Mauro Vieira.
Quem esteve na reunião entre Vieira e Rubio
Pelo lado brasileiro, participaram os embaixadores Mauricio Carvalho Lyrio, que é Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no BRICS; Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros; e Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social. Do lado americano, participou o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.
Rubio foi escolhido por Trump para as conversas com o Brasil. (Photo by Jim WATSON / AFP)
O chanceler Mauro Vieira é o negociador brasileiro na primeira reunião para debater o tarifaço. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil












