Imagem: Reprodução/Google
Os efeitos econômicos da pandemia continuam a se refletir no país, devido à inflação, seguido pelo aumento dos preços em diversos setores: alimentos, combustíveis e até mesmo eletricidade. Essas questões pesam no bolso do cidadão, mas certos grupos de pessoas podem ter um alívio da conta de luz gratuitamente, ou melhor, com um desconto de 100% através do programa de tarifa social.
Essa é uma ótima notícia entre os muitos aumentos abusivos e extravagantes com os que o brasileiro está lidando. Alcançar uma redução no valor da conta de luz por meio de tarifas sociais beneficia muitas famílias. O programa tem como alvo essas famílias de baixa renda, concedendo descontos de até 100%, dependendo da situação familiar. Isso significa uma conta de luz grátis! Abaixo, os concursos de notícias mostram, neste sábado (22) quem pode pedir e como fazê-lo para obter esse desconto.
Quem tem direito ao desconto do Programa Média Social?
A seguir, os grupos de cidadãos brasileiros que podem solicitar esse benefício:
- Registrado no CadÚnico (cadastro individual) em que a renda per capita é, no máximo, metade do salário mínimo, ou seja, 606,00 reais;
- Registrado no CadÚnico (cadastro individual) com renda familiar de no máximo três salários mínimos. Neste caso, a família deve ter pelo menos um indivíduo com deficiência ou doença cujo tratamento exija um aumento nas despesas com energia elétrica;
- Idosos com 65 anos ou mais, bem como pessoas com deficiência cadastradas e beneficiárias do BCP (Título De Direito Continuado).
Como funciona o desconto?
Como regra geral, o desconto é concedido dependendo do consumo que a família possui por mês. Por exemplo, quanto menor o consumo, maior o desconto. A redução pode ser ainda maior para quilombolas e indígenas, com a possibilidade de obter uma isenção de 100% do bilhete. Veja abaixo.
Famílias cadastradas no CadÚnico:
- 0 até 30 kWh – 65% de desconto;
- 31 até 100 kWh – 40% de desconto;
- 101 até 220 kWh – 10% de desconto;
- Acima de 221 kWh – 0% de desconto.
Famílias quilombolas e indígenas também cadastradas no CadÚnico:
- 0 até 50 kWh – 100% de desconto;
- 51 até 100 kWh – 40% de desconto;
- 101 até 220 kWh – 10% de desconto;
- Acima de 221 kWh – 0% de desconto.
Como fazer a inscrição?
O cidadão que quer ser beneficiado com o programa Tarifa Social e, quem sabe, ter a conta de luz de graça, não necessariamente precisa solicitar ou se cadastrar especificamente. Ele precisa apenas ter o cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único). Assim, se concede o benefício automaticamente.