Imagem: Reprodução/Tua Saúde
Por meio de sua composição, o consumo regular de cacau pode trazer muitos benefícios para a saúde, desde ajudar a melhorar o humor e a circulação sanguínea, a regulação dos níveis de açúcar no sangue e proteção da saúde cardíaca, já que não é apenas um antioxidante, mas também uma ação anti-inflamatória.
Para obter os benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate escuro, o que equivale a cerca de 3 quadrados.
O consumo regular de cacau pode proporcionar muitos benefícios à saúde, os principais dos quais são:
1. Melhore o humor
O cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletillamina e tiramina, um precursor do triptofano, que por sua vez é um precursor da serotonina, um neurotransmissor relacionado à regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater sinais e sintomas de depressão e ansiedade.
2. Previne coágulos sanguíneos
O cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de um coágulo porque ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor flavonoide.
3. Ajuda a regular o colesterol
O cacau é rico em antioxidantes, que ajudam a regular os níveis de colesterol circulante, ajudando a prevenir a deposição de gordura em vasos, impedindo a formação de placas ateroscleróticas e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
4. Previne a anemia
O cacau é rico em ferro e, portanto, seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia, já que o ferro é necessário para a formação de hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos responsáveis pelo transporte de oxigênio para o corpo e que geralmente está em quantidades menores em caso de anemia.
5. Reduz o risco de diabetes
Alguns estudos sugerem que o cacau pode retardar a digestão de carboidratos no nível intestinal, bem como proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção da insulina. Além disso, também pode reduzir a resistência à insulina, ajudando a reduzir o risco de diabetes.
6. Previne a demência
O cacau é rico em teobromina, um composto que tem atividade vasodilatante, favorecendo a circulação sanguínea no cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo. Além disso, o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.
7. Regula os intestinos
O cacau é rico em flavonoides e catequinas que atingem o intestino grosso, o que pode aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas bactérias para a saúde e que exercem o efeito dos prebióticos, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.
8.Ajuda a reduzir a inflamação
Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de reduzir os danos celulares causados por radicais livres e infecções. Além disso, alguns estudos sugerem que o consumo de cacau promove uma redução na quantidade de proteína C-reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.
9. Ajude a controlar o peso
O cacau ajuda no controle de peso porque ajuda a reduzir a absorção e a síntese de gordura. Além disso, ao comer cacau, é possível ter uma sensação maior de saciedade, pois ajuda a regular a insulina, mas esse benefício está principalmente associado ao chocolate escuro e não ao leite ou chocolate branco, já que é rico em açúcar, gordura e uma pequena quantidade de cacau.
Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, uma vez que contém ácido oxálico, substância que reduz a absorção de cálcio no intestino, pois os benefícios do cacau podem, portanto, ser reduzidos.
10. Reduz a pressão arterial
Imagem: Reprodução/Tua Saúde
O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, uma vez que melhora os vasos sanguíneos, afetando a produção de óxido nítrico, que está associado ao relaxamento desses vasos.
Como comer frutas de cacau
Para consumir frutas de cacau, é preciso cortá-la com uma foice para quebrar sua casca que é muito difícil de cortar.
Em seguida, o cacau e um “punhado” branco coberto com uma substância pegajosa muito doce podem ser abertos, dentro do qual contém cacau escuro, conhecido em todo o mundo.
É possível chupar apenas a goma branca que envolve as sementes de cacau, mas você também pode mastigar tudo, assim como comer por dentro, e a parte escura é muito amarga e não se assemelha ao chocolate conhecido.
Como fazer chocolate
Para que essas sementes sejam transformadas em pó ou chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secas ao sol e depois assadas e enroladas. A massa resultante é quebrada até que a manteiga de cacau seja extraída. Esta pasta é usada principalmente para fazer chocolate ao leite e chocolate branco, enquanto o cacau puro é usado na fabricação de chocolate amargo ou meio amargo.
Veja as diferenças e benefícios dos principais tipos de chocolate.
Cacau Saudável e Brownie Calise
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de açúcar mascavo.
- 1 xícara de chá de slises.
- 6 colheres de sopa de margarina sem saturado.
- 1 1/4 xícara de chá de cacau em pó (150 g);
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral.
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo branco.
Modo de encenação
Derreta a manteiga em um banho de água, adicione o cacau e mexa até ficar uniforme. Bata as claras, adicione as gemas e continue batendo até que a massa esteja limpa. Adicione o açúcar e bata até ficar homogêneo. Enquanto misture lentamente com uma colher, adicione cacau, trigo e lacre até ficar uniforme. Coloque-o no forno pré-aquecido a uma temperatura de 230 ° C por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve estar seca e úmida por dentro.