Imagem: Reprodução/Google
Os alimentos indicados para a prevenção do câncer de próstata são principalmente aqueles ricos em licopeno, como tomate e mamão, além daqueles ricos em fibras e outros antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e nozes, que devem ser consumidos regularmente para poder atuar na prevenção.
Junto com o consumo desse tipo de alimento, também é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas, que são encontradas principalmente na carne vermelha, bacon, fast food enxertado e alimentos industrializados, que parecem aumentar o risco de câncer de próstata.
O câncer de próstata afeta principalmente homens com mais de 40 anos que têm um histórico de câncer na família e, embora possa não causar sintomas específicos, pelo menos em um estágio inicial, pode ser facilmente identificado por testes como a varredura retal ou a varredura com PSA. Saiba mais sobre os testes que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata.
Assista ao vídeo do nosso nutricionista sobre o que comer para prevenir o câncer de próstata:
Alimentos que predizem o câncer de próstata
Os principais alimentos que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata devido às suas propriedades são:
1. Tomates: Licopeno
Os tomates são o alimento mais rico em licopeno, um nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata de alterações masculinas, como a reprodução descontrolada que ocorre no crescimento do tumor. Além da prevenção do câncer, o licopeno também funciona diminuindo o colesterol ruim (ruim) e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares, como o infarto.
A quantidade de licopeno que deve ser consumida para a prevenção do câncer é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Esses nutrientes estão mais disponíveis quando os alimentos são expostos a altas temperaturas, de modo que o molho de tomate contém mais licopeno do que tomates frescos. Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.
2. Castanha-do-Pará: selênio
O selênio é um mineral encontrado principalmente na castanha-do-pará e ajuda a prevenir o câncer, participando da morte celular programada, inibindo a proliferação celular e agindo como antioxidante. Além das castanhas, elas também estão presentes em alimentos como farinha de trigo, gema de ovo e frango. Olhe para os alimentos ricos em selênio.
3. Produtos hortícolas crucíferos: sulforafano
Vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e nabos são ricos em sulforafano e nos nutrientes indol-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante que estimulam a morte programada das células da próstata, impedindo sua reprodução em tumores.
4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis
As isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante e antiproliferativa que induz a apoptose, também conhecida como apoptose.
Além do chá verde, esses nutrientes também são encontrados na maioria das frutas e vegetais, na soja e no vinho tinto.
5. Peixe: Omega-3
O ômega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde celular e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos. É encontrado em peixes de água salgada, como salmão, atum e sardinha, bem como em alimentos como vertigem e chia.
Como incluir esses alimentos na sua alimentação
A tabela a seguir mostra um exemplo de um menu de 3 dias sobre como os alimentos acima podem fazer parte da alimentação diária, ajudando a promover a saúde da próstata:
Imagem: Reprodução/Tua Saúde
Além dos cuidados com a alimentação, é importante que o urologista a partir dos 40 anos se houver histórico de câncer de próstata na família, ou a partir dos 50 anos, para que sejam realizados exames para identificar problemas de próstata precocemente e que o tratamento adequado seja realizado.
Alimentos a evitar
Para a prevenção do câncer de próstata e qualquer outro tipo de câncer, é importante reduzir o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans, que são encontradas principalmente na carne vermelha, bacon, salsichas, como salsichas, salsichas, presunto, alimentos preparados, biscoitos e alimentos industriais, como lasanha e pizza congelada.
Além disso, também é importante reduzir o consumo de açúcar e alimentos que o contenham, como refrigerantes e sucos prontos, pois esses alimentos são pró-inflamatórios, o que pode aumentar o risco de câncer de próstata.