A vacinação contra o vírus da gripe, Influenza, deve começar até segunda-feira, 7 de abril, em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde. Porém, o calendário é definido em cada estado conforme a disponibilidade dos imunizantes nas cidades. A TVT News separou o calendário do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP).
Em 2025, serão disponibilizadas 35 milhões de doses de vacinas contra a gripe. A meta do governo é vacinar 90% do público prioritário, segundo Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
A campa de reforço da imunização contra a gripe é fundamental para criar anticorpos mais fortes contra o vírus, o que reduz a probabilidade de contrair a doença. Caso haja a contaminação pela gripe, a pessoa terá menos chances de evoluir para um caso grave que leve a ter com complicações, internações ou até a morte.
Para se vacinar basta procurar um posto de atendimento (procure se informar por meio das prefeituras quais são os locais que estão aplicando a vacina contra a gripe). É preciso levar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Os grupos prioritários precisam levar documentos que comprovem sua prioridade, como laudos médicos, carteira de trabalho, entre outros.
A vacina ofertada pelo SUS protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria).
Vacinação contra a gripe no Rio
A prefeitura do Rio começou a vacinar os profissionais da saúde no sábado (29). Nos próximos dias começa demais grupos prioritários, confira calendário:
➡️ 1º de abril – Crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes.
➡️ 7 de abril – Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Veja a lista na imagem abaixo.
➡️ 12 de abril – Puérperas (45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcD), professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, povos indígenas, quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), pessoas em situação de rua, trabalhadores dos Correios.
Lista de doenças crônicas não transmissíveis que são prioridade para a vacina da gripe no Rio
Caso você ou algum conhecido tenha alguma dessas doenças, é preciso procurar um posto de vacinação a partir do dia 7 de abril. Imagem: Prefeitura do Rio/Reprodução
Calendário de vacinação em SP
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) também antecipou o início da vacinação contra a gripe para sexta-feira (28). A pasta informou que serão repassados 1 milhão de doses aos 645 municípios paulistas, a imunização é para grupos prioritários.
Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação em SP
➡️ Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade➡️ Profissionais de saúde➡️ Gestantes➡️ Puérperas➡️ Professores do ensino básico e superior➡️ Povos indígenas➡️ Quilombolas➡️ Idosos com 60 anos ou mais de idade➡️ Pessoas em situação de rua➡️ Profissionais das forças de segurança e salvamento➡️ Profissionais das Forças Armadas➡️ Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais➡️ Pessoas com deficiência permanente➡️ Caminhoneiros➡️ Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso➡️ Trabalhadores portuários➡️ População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas