Imagem: Reprodução/Google
O procedimento será iniciado por beneficiários que não tenham recebido um período médico de mais de um ano. Se você ou um membro da família que recebe uma dessas entradas faz parte do grupo, é importante ter cuidado para não perder os pagamentos.
De acordo com a publicação publicada no Diário Oficial, o edital visa “abordar e alterar a Classificação Internacional de Doenças (data de comprovação de incapacidade) para processos de relações públicas (reabilitação profissional)”. O serviço previdenciário é prestado aos beneficiários que se tornaram deficientes por doença, acidente ou incapacidade.
Atualmente, há cerca de 150 mil pessoas no Programa de Reabilitação Profissional do INSS, das quais 45 mil devem ser chamadas para um pente fino. O prazo para reavaliação da incapacidade é de 180 dias a partir da publicação do documento no DOU.
Assim, as ligações serão feitas entre novembro de 2022 e abril de 2023, via mensagem de texto (SMS) ou nos canais digitais do município e no site e aplicativo meu INS.
Como evitar perder o benefício
O processo de revisão consiste na realização de uma nova perícia médica pelo segurado. Após a notificação, o prazo para coleta de documentos e agendamento do procedimento chega a 30 dias.
O advogado orientador Gustavo Bertolini para os cidadãos é que eles recolhem todos os documentos com muito cuidado, como relatórios, exames, receitas e outros. “Para que o segurado esteja seguro, ele deve manter todos os documentos médicos até o momento certo, para ser submetido ao INSS sempre que for solicitado”, disse.
Outro ponto importante é manter os dados pessoais atualizados no sistema do INSS para evitar perder qualquer aviso prévio. No dia do exame médico, é necessário comparecer ao local na hora e data especificadas, sem demora.