Concurso PM 2022: Governador autoriza inscrições para novo edital.
“Esse movimento de recompleta continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos – tanto a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e pode realmente desencadear esses novos concursos o mais rápido possível”, informou o secretário.
Até o momento, o prazo para conclusão dos estudos não foi confirmado. No entanto, a expectativa é que esse processo não deva muito tempo.
No início de Fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado solicitou com urgência a realização de novas licitações para a corporação. O pedido é que as seleções sejam abertas no primeiro semestre de 2022.
O pedido de abertura de concursos públicos para PM e Corpo de Bombeiros-PE é endereçado ao governador do Estado, Paulo Câmara, e a outros membros do Executivo. Além da PM e bombeiros de PE, a proposta é abrir editais para Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.
“Diante do acima, eu apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco (…) no sentido de que novos concursos públicos sejam realizados, com a maior urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, para a ree completo dos policiais militares, corpo de bombeiros militar, polícia civil e polícia científica do estado de Pernambuco”, consta no pedido de abertura dos editais.
O último edital de concurso público da PM e do Corpo de Bombeiros -PE foi aberto em 2018, quando teve 580 vagas no edital, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio e 80 oportunidades para oficiais (60 para policiais militares e 20 para o Corpo de Bombeiros).
No cargo de Oficial da PM-PE, para concorrer a uma das vagas era necessário ter um diploma em Direito. Para o Corpo de Bombeiros, as graduações eram aceitas em qualquer área.
Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que atender a requisitos específicos, como ter pelo menos 18 anos de idade na data de ingresso na carreira militar estadual e no máximo 28 anos na data da inscrição no concurso, considerando essa idade até o dia anterior à data em que o candidato terá 29 anos; ter direito à condução de veículos automotores, pelo menos na categoria; e ter uma altura mínima de 1,65m para os homens e uma altura mínima de 1,60m para as mulheres.
As provas objetivas de Soldado da PM-PE tiveram 60 questões objetivas, distribuídas entre os temas de Conhecimento de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimento de Geografia (10); Conhecimento de História (10); e Conhecimento de Direitos e Garantias Fundamentais.
No caso de Oficial, o exame trouxe 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimento Jurídico (40), além de uma redação.
Para os oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatística e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimento Jurídico e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Os competidores também foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica.