Concurso INSS 2022: Foi assinado contrato com a banca;
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta quinta-feira (8/10) o contrato assinado para o banco responsável pelo concurso INSS 2022. Dito isto, tudo indica que o decreto sairá mais perto do que você pensa.
Além disso, a agência anunciou o desejo de realizar os testes ainda este ano. Com isso, para seguir os protocolos e prazos, o edital deve ser emitido até outubro. Outro motivo para o aumento da certeza sobre a emissão do edital, é o fato de que, de acordo com o decreto emitido em agosto, o prazo para emissão do edital é de 60 dias. O prazo normal é quatro, mas foi reduzido para 2.
Segundo Hugo Guis, professor de Direito Previdenciário: “Novembro será ideal, porém, no domingo haverá Enem (13 e 20), e no primeiro domingo do mês (6), serão as provas do BRB, que ocorrerão em todas as capitais. Já no último domingo (27) terá Enade. Em dezembro também há muitas evidências, então a questão é encontrar uma data vazia para fazer o exame.”
Hugo informa ainda que se o evento ocorrer em novembro, de acordo com o prazo conjunto, em janeiro de 2023, os aprovados para participar do curso são convocados. Segundo o Ministério da Economia, há expectativa para candidatos temporários no início de 2023.
Concurso de Vagas do INSS 2022
O concurso INSS 2022 foi certificado em junho de 2022, porém, a quantidade esperada foi anunciada. A permissão é que 1.000 vagas sejam liberadas para o Técnico em Previdência Social. Como condição, o nível médio e o lucro inicial é de R$5.186,79. À medida que o processo avança, tudo indica que o concurso seguirá os mesmos protocolos anteriores, em 2015, a aplicação do guia temático, sem artigo.
Dito isto, as provas objetivas devem baseação em questões de conhecimento geral sobre ética no serviço público, o sistema jurídico unificado, os conceitos de direito constitucional e administrativo, a língua portuguesa, o raciocínio lógico e a ciência da computação. Em geral, a parte específica é mais temida pelos concurseiros, e geralmente as disciplinas impostas são o direito previdenciário, o campo da seguridade social.