É normal que estudantes enfrentem a procrastinação e a ansiedade na rotina de estudos. Tratamentos como a hipnoterapia podem ajudar na melhoria da qualidade de vida, pois auxiliam na redução do nervosismo, melhoram o foco e aumentam a retenção de informações.
A técnica utiliza da hipnose para acessar o subconsciente e estimular mudanças profundas no comportamento do paciente: “A hipnoterapia envolve a indução de um estado de relaxamento profundo, onde o indivíduo permanece consciente, mas com a mente aberta a sugestões. Esse estado facilita a reprogramação de padrões subconscientes que podem estar impedindo o desempenho acadêmico ideal”, aponta o hipnoterapeuta Renê Skaraboto.
Durante a hipnose, o córtex pré-frontal, responsável pelo pensamento crítico, fica mais relaxado, e o sistema límbico, que regula as emoções, se torna dominante, permitindo que as memórias sejam acessadas mais rapidamente e que o estudante assimile o conhecimento de forma eficaz. Skaraboto enfatiza ainda que a hipnoterapia combate a procrastinação e mantém o entusiasmo, fundamental para vestibulandos e concurseiros.
Apesar dessa ser uma ferramenta útil, o hipnoterapeuta alerta que o tratamento deve ser aplicado apenas por profissionais regularizados, assim garantindo a segurança e eficácia do tratamento.