A infidelidade é uma experiência complexa e dolorosa que pode custar caro aos envolvidos em um relacionamento. Isso pode fazer você questionar a base de sua identidade, se perguntando coisas como:
- “Há algo de errado comigo? Não sou suficiente?”
- “Meu casamento inteiro foi uma mentira elaborada?”
- “Serei capaz de confiar no meu parceiro novamente? Ou em qualquer outro parceiro?”
- “Por que isso me aconteceu? Eu fiz algo para merecer isso?”
Tentar se apressar para entender uma experiência traumática nunca é uma boa ideia. Isso pode levá-lo a um espiral de pensamentos obscuros e intrusivos.
Leia mais: Três dicas para saber gastar dinheiro com o que realmente traz felicidade
Em vez disso, há alguns passos imediatos que você pode tomar para recuperar a compostura antes de embarcar em uma investigação mais profunda da quebra de confiança. Pense nisso como primeiros socorros emocionais.
Aqui estão três coisas que você pode fazer após uma traição.
#1. Dê um tempo
Muitos casais dirão que grande parte da dor que causaram um ao outro após uma traição poderia ter sido evitada se eles tivessem recuado e não atacado. Isso é verdade independentemente de eles optarem por continuar o relacionamento ou não.
Portanto, em vez de forçar um confronto ou tomar uma decisão que altere a vida às pressas, a primeira coisa em sua agenda deve ser encontrar um ponto fraco para conversar sobre – para você e para outras pessoas (como crianças) que podem ser afetadas por isso.
O instinto de machucar seu parceiro de volta pode dominá-lo, mas não vale a pena o arrependimento que pode causar mais tarde.
Uma maneira de ser justo consigo mesmo durante um período de turbulência emocional é imaginar um ente querido passando pelo que você está vivendo e se tratar com tanta paciência e atenção quanto você o trataria.
#2. Obtenha ajuda profissional
Um caso extraconjugal ou um caso de infidelidade são cenários que atrairão a atenção dos outros, para melhor e para pior.
Você pode se deparar cercado de conselhos não solicitados e simpatia inútil. Mesmo quando vêm de boas intenções, mensagens de arrependimento e condolências não vão levá-lo longe em sua jornada de cura.
Em um momento tão delicado, muitas vezes é uma boa ideia marcar uma consulta com um terapeuta. Muitos terapeutas são treinados especificamente para ajudar as pessoas a superar problemas familiares e conjugais difíceis. Obter uma perspectiva imparcial elimina muitas das inibições que você pode sentir ao conversar com um ente querido.
Sem julgamento, sem projeções, sem suposições. Apenas uma conversa aprofundada sobre a melhor maneira de se recuperar.
#3. Lembre-se que vocês dois são humanos
Pode-se argumentar que ter empatia com seu parceiro depois que ele quebrou sua confiança não o ajuda de forma alguma, e isso pode estar certo. Mas abordá-lo com vingança e vê-lo como um monstro também não ajuda.
Você não precisa perdoá-lo ou esquecer suas ações, mas vale a pena lembrar-se de que abrigar ódio é como constantemente cutucar uma ferida.
Vê-lo para sempre como o traidor é ver a si mesmo como a vítima. Na maioria dos casos de infidelidade, a situação e as pessoas envolvidas são muito mais complexas.
Conclusão
Mesmo com a infidelidade, há uma luz no fim do túnel. Pesquisas sugerem que, embora o caminho para a recuperação possa ser longo, praticar o perdão, buscar aconselhamento e gerenciar memórias são algumas maneiras eficazes de iniciar o processo. Para que a reconciliação funcione, os terapeutas lhe dirão que é preciso haver uma mudança na dinâmica de poder do relacionamento. Para superar seu parceiro atual, você provavelmente precisará redefinir o que deseja em um parceiro romântico.
O post Como lidar com a dor de uma traição? Psicólogo explica apareceu primeiro em Forbes Brasil.