A Receita Federal já pagou dois lotes da restituição do Imposto de Renda. Dessa forma, mais de 7,63 milhões de contribuintes já tiveram os valores depositados. Assim, o próximo pagamento está previsto para o dia 29 de julho.
O segundo lote de restituição teve uma correção de 1% baseada na Selic (taxa básica de juros da economia). Dessa forma, quem tem restituição a receberá ganhos maiores. Os outros lotes de restituição também serão corrigidos pela Selic.
Como consultar uma restituição?
A entrega dos lotes, normalmente, acontece uma semana antes dos depósitos. Dessa forma, para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deverá realizar os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”; e
- Clique em “Consultar a Restituição”.
É possível também realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS).
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022
Este ano os contribuintes pode receber uma restituição via Pix. Entretanto, o crédito nesta categoria será alterado apenas para a chave Pix igual ao CPF do titular da declaração. Não serão admitidos chave aleatória, e-mail ou telefone.
O cronograma de restituição acontece conforme calendário abaixo:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 29 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.
Não pagamento
Caso o crédito não seja realizado por motivo, a quantia será para algum resgate por até um ano do Banco do Brasil.
Nesse caso, para reagendar o crédito dos valores basta o portal BB ou entrar em contato com a central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com
Fonte: Seu Crédito Digital