O senador Cleitinho Azevedo está “a disposição” para representar Jair Bolsonaro na disputa pelo Governo de Minas Gerais, em 2026, conforme revelado com exclusividade à reportagem de O TEMPO. Filiado ao Republicanos e possivelmente o único membro externo ao PL a participar do comício de campanha de Bruno Engler pela Prefeitura de Belo Horizonte, ele discursou ao lado do ex-presidente neste sábado (19 de agosto), mas negou ter qualquer intenção de trocar de partido.
Após a realização de uma motocarreata e um comício, que também contou com discursos do deputado federal Nikolas Ferreira, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de Engler, Cleitinho disse não se importar com questões internas do Republicanos. O partido teve Mauro Tramonte como candidato no primeiro turno. “Cara, eu estou me lixando para a partido. Se o Republicanos quiser que eu fique da forma que eu trabalho, ok. Se não quiser, amanhã faz dois dias”, afirmou o senador.
Cleitinho negou ter a intenção de mudar de partido e enfatizou que a continuidade no Republicanos depende apenas da sigla. O senador não revelou nenhuma intenção de se filiar, por exemplo, ao PL, partido de Bolsonaro e de outras figuras políticas com as quais dialoga com frequência. “Eu não tenho vontade de nada de partido. Se eu pudesse mesmo, eu não teria partido. Se alguém estiver incomodando, é só pedir para sair que eu saio”, disse.
Figura cotada para a disputa pelo Governo de Minas Gerais em 2026, o senador disse ter “a maior humildade do mundo” e que não se oporia a apoiar Nikolas Ferreira em um futuro pleito. “Se o Nikolas quiser ser candidato a governador, eu apoio ele. Não tem problema nenhum. Agora, quem vai decidir o que vai ser é o povo. Se o povo quiser, também, eu estou à disposição”, revelou sobre a possibilidade de representar Jair Bolsonaro nas eleições.
Questionado sobre ter algum desejo pessoal de assumir o cargo de governador de Minas Gerais, Cleitinho foi breve: “Cara, eu virei senador, que vier agora é lucro”.
Apoio a EnglerDesde o primeiro turno, apesar do Republicanos ter um candidato próprio na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, Cleitinho tem apoiado e participado de ações de campanha de Bruno Engler. O senador esteve, inclusive, na convenção municipal do PL, que oficializou o deputado estadual Bruno Engler como pré-candidato ainda em agosto. Durante o evento, o parlamentar destacou a proximidade que tem com Engler e rebateu críticas sobre uma possível “infidelidade partidária”.
“Me disseram que eu poderia estar cometendo infidelidade partidária. Quero que exploda a infidelidade partidária. Porque a Justiça pode me perdoar, mas eu tenho que ser fiel a Deus. E eu devo tudo a Ele e às pessoas que estão aqui. Foi Bruno Engler quem me apresentou a Jair Bolsonaro”, anunciou na ocasião. Cleitinho ainda disse que, caso alguém do Republicanos se incomodasse com o apoio dele a Engler, deveria “orar para a raiva passar”.