Imagem: Reprodução/Google
Cerca de 11 mil motoristas podem perder a carteira de habilitação no estado do Amazonas, devido à não renovação da CNH. O Departamento de Trânsito dos Estados Unidos (Detran-AM) informou aos motoristas cujo documento expirou em novembro, que a renovação só deve ocorrer até o dia (30).
Além disso, o Detran-AM informa ainda que todos aqueles que expiraram a CNH em dezembro do ano passado, têm até o final deste ano para realizar a reforma. Neste caso, existem aproximadamente 12.000 motoristas, chegando a um total de 23.000 motoristas com suas carteiras expirando.
Detran-AM esclarece erro no prazo de renovação
Mesmo que a Junta Nacional de Trânsito (Contran) tivesse estabelecido e revelado os prazos máximos para a regulamentação da CNH a critério dos estados, o Detran-AM deveria ter emitido um memorando explicando o equívoco na interpretação das datas.
De acordo com o órgão, os prazos estaduais não foram prorrogados por Contran sobre as habilitações que expiraram em 2022. Portanto, apenas as CNHs que venceram no ano passado podem ser renovadas até dezembro. Além disso, o órgão também confirma que os documentos que venceram este ano não poderão ser pagos até 2023, já que seus prazos não foram prorrogados pelo Contran.
Como renovar a CNH expirada
Os condutores têm até hoje (30) para renovar a carta de condução. Dessa forma, o primeiro passo é coletar os documentos necessários para ordenar a operação. Aqui está o que você precisa:
- Cópia e original do comprovante de residência;
- Original e cópia do documento de identidade;
- Em caso de troca, adição ou renovação nas classes C, D e E, indicar o relatório de inspeção tóxica.
Dessa forma, o documento pode ser renovado pelo site do Detran, clicando no menu “Habilitar”. Confira o passo a passo:
- Entre no site do Detran-AM e selecione “Habilitar”;
- Clique em “Renovação da CNH” e solicite a programação do serviço;
- Comparecer ao posto de serviço na data e hora especificadas levando os documentos obrigatórios para a emissão do protocolo de renovação.
- pagamento de taxas clínicas médicas e do Detran-AM;
- Coletar fotos e impressões digitais nos postos de atendimento do departamento;
- Realizar um exame oftalmológico em clínicas licenciadas.
- Por fim, basta agendar o recebimento da CNH no Detran digital.