Nesta quinta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo ao lado dos seis filhos de um homem condenado pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023. Na gravação, realizada em Ji-Paraná, Rondônia, Bolsonaro questionou a sentença de 17 anos de prisão dada ao pai das crianças, identificado como Ezequiel, e criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou o envolvimento do homem em uma tentativa armada de golpe de Estado.
Durante o vídeo, Bolsonaro descreveu Ezequiel como um homem “trabalhador e honrado” e expressou preocupação com o impacto da condenação nas crianças, a quem chamou de “órfãos de pais vivos”.
– Será que quem condenou esse seu Ezequiel não tem coração? Não pensa no futuro das crianças? – perguntou o ex-presidente.
Bolsonaro afirmou que considera a pena uma “grande injustiça” e apelou para que os senadores que ainda não assinaram pedidos de impeachment reflitam sobre a situação.
– Pensem nessas crianças. Não é em mim, não. Nem no Ezequiel. Pensem no futuro delas – declarou.
O ex-presidente também mencionou que há centenas de outras pessoas enfrentando condenações similares e disse que muitos estão foragidos em outros países e pediu que as autoridades considerem o impacto das prisões nas famílias dos condenados.
Assista: