O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou suas redes sociais nesta terça-feira (18) para criticar o silêncio de Greta Thunberg, Leonardo DiCaprio e do presidente francês Emmanuel Macron em relação ao desmatamento na Amazônia durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele apontou que, diferentemente do que ocorria em sua gestão, as figuras internacionais agora não demonstram indignação com o avanço da destruição da floresta.
“De repente, estão calados”A publicação de Bolsonaro foi feita em inglês e trouxe um tom irônico ao questionar a falta de manifestações por parte dos ativistas e líderes estrangeiros.
“Então… Lula está cortando árvores da Amazônia para construir uma estrada para a COP30 (a conferência climática), enquanto incêndios e a destruição atingiram níveis recorde – muito maior do que aconteceu durante meu governo. Mas Greta Thunberg, Leonardo DiCaprio e Emmanuel Macron, de repente, estão calados”, escreveu o ex-presidente, marcando os perfis das pessoas citadas.
“A pegada de carbono cheira melhor quando é da esquerda?”Na postagem, Bolsonaro ironizou a diferença de postura dos ambientalistas e questionou se a “pegada de carbono” gerada pela esquerda seria mais aceitável do que aquela produzida por seu governo.
“A pegada de carbono cheira melhor quando é da esquerda? Ou só é uma ‘emergência global’ quando eu estou no comando? Se eu tivesse que construir esta estrada, estariam pedindo sanções e uma intervenção da Otan”, provocou.
A crítica do ex-presidente foi acompanhada de um print de uma reportagem do jornal inglês The Telegraph, que denuncia o corte de árvores para a construção de uma rodovia na Amazônia. O jornal britânico relatou o descontentamento de moradores locais e acusou o governo Lula de hipocrisia, já que a obra contradiz o discurso da COP30, evento que visa reduzir emissões e preservar a biodiversidade.
– So… Lula is chopping down the Amazon to build a road for COP30 (the climate summit) while wildfires and destruction hit record levels — way beyond anything that happened during my government. But @GretaThunberg, @LeoDiCaprio, and @EmmanuelMacron are suddenly on mute.
– Funny… pic.twitter.com/2oJQXCHxiH
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 18, 2025