Boa notícia para os clientes do Banco do Brasil! A partir de hoje, compras feitas no exterior com cartões de crédito do banco terão cobrança de apenas 1,1% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Atualmente, o percentual cobrado nesse tipo de transação é de 4,38%.
Apesar de ser uma grata novidade, a redução é válida apenas para cartões selecionados, priorizando os mais exclusivos do banco. São eles:
- Altus Visa Infinite
- Ourocard Elo Nanquim Diners
- Ourocard Elo Nanquim
- Ourocard Visa Infinite
- Ourocard Mastercard Black
- Smiles Visa Infinite
Diferentemente do BTG Black, que devolve uma parte do imposto pago em forma de cashback ao escolher o benefício do “IOF Especial”, o BB já fará a cobrança com o percentual reduzido diretamente na fatura.
Esse benefício deve permanecer ativo até 2028, quando o imposto será zerado em operações desse tipo (confira mais detalhes clicando aqui).
Com isso, o Banco do Brasil entra na briga com as contas globais digitais mesmo sem ter uma conta própria. Afinal, o imposto de 1,1% é o mesmo cobrado para recarregar essas contas com moedas estrangeiras.
Porém, é importante levar em conta o spread sobre o dólar que pode ser cobrado pelo banco, e que pode chegar a 4,5%, tornando o uso do cartão do BB em outras moedas um pouco menos atraente.
LEIA TAMBÉM:
Dólar no cartão de crédito: ranking do spread cobrado pelos bancos para compras internacionais
E você, o que achou da novidade? Apesar de usar contas globais como a Nomad, Wise e Inter, para mim, essa redução do IOF por parte do BB pode ser uma boa alternativa quando for necessário usar o cartão no exterior!