Imagem: Reprodução/Google
Desde que Elon Musk comprou o Twitter, algumas contas de personalidades banidas foram reintegradas da rede social. Um desses casos é o do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Sua conta foi reativada após uma pesquisa com usuários da ferramenta sobre o tema.
A novidade é que o bilionário realizou, nesta quarta-feira, 23, pesquisa semelhante: o objetivo é ver se ele permitirá que a maioria das contas suspensas retorne ao site.
Musk, dono do Twitter, disse que a empresa criaria um conselho de tomada de decisão sobre quem deveria ter acesso à plataforma novamente. O bilionário já rejeitou essa ideia inicial e agora está pronto para fazer mudanças radicais por conta própria.
Apesar da pesquisa, Elon Musk ainda não forneceu detalhes sobre quando essa mudança será implementada – e se ela realmente acontecerá. Vale a pena notar que os especialistas afirmam que essas mudanças representam um potencial revés para mais de uma década de decisões de moderação de conteúdo dentro da ferramenta.
Outras contas recuperadas
O Twitter já está coletando uma série de contas anteriormente banidas que foram reativadas desde que a plataforma foi comprada. Aqui estão alguns casos:
Kanye West
O rapper e produtor americano foi banido do Twitter após comentários antissemitas que fez em outubro. Ele, que não era muito ativo na plataforma, após reativar a conta, começou a marcar mais presença na rede social.
Jordan Peterson
Al-Kindi, professor universitário e psiquiatra, foi suspenso depois de violar a política de conduta do site ao se referir ao ator transgênero Elliot Page por seu antigo nome em junho. Pouco mais de três meses, Musk anunciou que a conta seria restaurada.
André Tate
A influenciadora foi banida do Twitter em 2017 por violar os termos de serviço da rede social ao dizer que as mulheres deveriam “assumir a responsabilidade” pelo assédio sexual. Como Peterson, sua conta foi reativada este mês.