Se você gosta de curtir o carnaval nas ruas das cidades do Brasil, certamente deve conhecer alguém que já foi vítima de furto ou roubo de celular durante os bloquinhos. Mas sabia que tem um benefício do cartão de crédito que pode te salvar desse prejuízo?
Eu mesmo já fui vítima desse tipo de crime durante o carnaval, e foi graças a esse seguro que não fiquei com um buraco na conta (sem considerar o trauma, né?).
Trata-se da Proteção de Compras, uma cobertura para casos em que produtos comprados usando um cartão de crédito são danificados, roubados ou furtados.
Furto e roubo de celulares são comuns no carnaval, mas seguro do cartão pode evitar o seu prejuízo
Esse benefício é oferecido nos cartões Visa e Mastercard. No caso da Visa, ele passou por uma mudança recente no regulamento (veja mais abaixo), mas se você comprou seu celular antes de fevereiro, garante uma cobertura de até 6 meses!
Confira.
Como funciona a Proteção de Compras?
A Proteção de Compras é um benefício oferecido pelas bandeiras Visa e Mastercard (com o nome de Compra Protegida) nos seguintes cartões:
- Visa*: Gold, Signature e Infinite.
- Mastercard: Black.
*A Visa alterou as regras da Proteção de Compras no dia 1º de fevereiro de 2025. Caso o seu celular tenha sido comprado antes desse prazo, valem as regras anteriores, que incluem cobertura nos cartões Visa Platinum. Confira os detalhes das mudanças clicando aqui.
Esse seguro prevê uma cobertura em casos de dano, quebra, roubo ou furto do produto adquirido, desde que tenha sido pago integralmente com um cartão de crédito elegível.
O prazo dessa cobertura pode variar de acordo com a versão do cartão, podendo chegar a 90 dias a partir da compra. Antes das alterações feitas neste ano, a Visa previa uma cobertura de 180 dias, independentemente da versão do cartão utilizado.
Para você usar a Proteção de Compras (ou Compra Protegida), não é necessário emitir uma apólice. Basta que o pagamento tenha sido feito com um cartão que oferece o benefício. Caso algo aconteça com o produto comprado (o celular, no caso do nosso post), é só abrir um sinistro no portal do seu cartão.
Caso ele seja aceito, a bandeira fará o pagamento da indenização no valor do reparo necessário ou, em caso de roubos e furtos, do valor pago que consta na nota fiscal.
- Para ver tudo sobre a Proteção de Compras da Visa, clique aqui.
- Para ver tudo sobre a Compra Protegida Mastercard, clique aqui.
Como usar a Proteção de Compras?
Para usar o benefício, o titular do cartão precisa estar cadastrado no Portal de Benefícios Visa (acesse clicando aqui) ou no Portal de Emissão de Bilhetes Mastercard (acesse aqui). Depois, será necessário abrir um sinistro com base na proteção.
Para exemplificar, usarei o processo feito usando um cartão Visa, que foi o que usei quando precisei da cobertura. Além do portal, a abertura de sinistro também pode ser feita por e-mail (lacclaim@ap-visa.com) ou por correspondência.
Vale lembrar que ela está inclusa nos cartões Visa Gold, Signature e Infinite, com variação do tempo e valor da cobertura.
Proteção de Compras – cartões Visa | Prazo de cobertura* | Valor da Cobertura |
Visa Gold | 30 dias a partir da compra | R$ 600 por evento e R$ 1.320 por ano |
Visa Signature | 60 dias a partir da compra | R$ 9.900 por evento e R$ 49.500 por ano |
Visa Infinite | 90 dias a partir da compra | R$ 16.500 por evento e R$ 66.000 por ano |
*Caso a sua compra tenha sido feita antes do dia 01/02/25, o prazo de cobertura é de 180 dias para todos os cartões, incluindo o Visa Platinum.
No Mastercard Black, o prazo é de 90 dias contados a partir da data da compra, e o limite de cobertura é de US$ 5.000 por evento e US$ 20.000 por ano.
Feito isso, você precisa conferir os documentos para abrir o sinistro. No caso de roubo ou furto, é necessário registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil do seu estado, que deve ser apresentado em até 48 horas após o ocorrido. No caso de danos acidentais, você precisará da nota fiscal do valor do reparo ou de uma estimativa para consertar o item coberto.
No meu caso, a Visa ainda solicitou um comprovante do bloqueio do aparelho pelo IMEI no site da Anatel (um print de tela bastou, mas eles costumam orientar exatamente do que precisa ser enviado depois da abertura do sinistro). É uma forma de garantir que ele não será mais utilizável, já que haverá o pagamento de uma indenização sobre o bem.
Separe também a nota fiscal do produto adquirido e a fatura do cartão onde conste o pagamento da compra, ainda que seja parcelada. Lembrando que o pagamento tem que ter sido feito integralmente com um cartão elegível para poder usar o benefício.
O que a Proteção de Compra Visa cobre?
Como vocês já perceberam pelo post, celulares estão cobertos pelo benefício, mas a lista de bens elegíveis é bem mais extensa: TV’s, notebooks, tablets, sistemas de som, câmeras e por aí vai. Você pode conferir a lista completa no regulamento do benefício – clique aqui.
Importante: o seguro pode negar a cobertura em casos de furtos simples, que são aqueles em que a pessoa não percebe que o item foi levado, ou casos de perda do aparelho.
Quanto tempo leva para receber a indenização?
O prazo para pagamento da indenização no caso da Proteção de Compras pode variar de acordo com cada caso, já que é necessária uma análise detalhada de cada situação.
Na primeira vez que usei o benefício, em 2019, foram cerca de 20 dias entre a abertura do pedido e o crédito do valor na minha conta.
E você, conhecia esse benefício? Já usou ele? Participe com a gente nos comentários!
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