Beija-Flor de Nilópolis apresentou samba-enredo “Laíla de Todos os Santos”, uma homenagem ao carnavalesco da escola que morreu em 2021
A Beija-Flor de Nilópolis se consagra campeã do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2025. A escola de samba desfilou na noite de segunda-feira (3) com o enredo “Laíla de Todos os Santos”, uma homenagem ao carnavalesco da Beija-Flor que morreu em 2021. Grande Rio ficou em segundo e Imperatriz Leopoldinense em terceiro. Confira detalhes na TVT News.
Enredo da Beija-Flor no carnaval de 2025 no Rio de Janeiro
A escola de samba de Nilópolis cantou uma homenagem ao dirigente Laíla, que faleceu em 2021. Ele trabalhou na Beija-Flor por mais de 20 anos e fez parte de 13 dos 15 títulos da escola. O carnavalesco foi responsável por uma mudança na forma de fazer carnaval, colocando pessoas negras na centralidade da escola de samba.
Um dos momentos históricos vividos por Laíla na escola de samba que o homenageou aconteceu em 1989. O carnavalesco criou uma alegoria com a imagem de Jesus Cristo vestido com trapos, representando uma pessoa em situação de rua. Uma exigência judicial forçou que o carro não fosse apresentado, Laíla como solução para não ceder inteiramente a repressão, colocou uma lona e um cartaz escrito “mesmo proibido, olhai por nós”. Na época, a Beija-Flor desceu com o samba-enredo: “Ratos e urubus, larguem minha fantasia”.
Em 2025, a escola refez alegoria improvisada por Laíla que simboliza a luta contra a censura. Foto: Dhavid Normando/Rio Carnaval
2025 é o desfile de aposentadoria do Neguinho da Beija-Flor. Foto: Dhavid Normando/Rio Carnaval
*Em Atualização