O estrategista político Steve Bannon, um dos principais ideólogos da direita americana, manifestou preocupação ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, sobre a possível denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, no caso da suposta trama golpista.
De acordo com informações repassadas ao Painel da Folha de S. Paulo, Rubio concordou com a avaliação de Bannon e afirmou que uma eventual denúncia contra Bolsonaro seria mal vista pelo governo Donald Trump.
Interlocução com o ItamaratyO secretário de Estado teria pedido ao senador republicano Steve Daines que expressasse essa preocupação à secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, durante um encontro em Brasília na última sexta-feira (14).
No entanto, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, o tema não foi abordado na reunião.
Aliados de Bolsonaro buscam apoio internacionalAliados do ex-presidente intensificaram contatos com políticos alinhados ao trumpismo para denunciar o que consideram uma perseguição política a Bolsonaro, especialmente diante da expectativa de uma denúncia formal contra ele.
A possibilidade de uma manifestação oficial de Trump em defesa do brasileiro tem gerado grande expectativa entre os apoiadores do ex-presidente.
Eduardo Bolsonaro lidera articulações nos EUAO deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, está à frente das tratativas com lideranças da direita americana. Ele participará, ainda nesta semana, do CPAC (Conservative Political Action Conference), a maior conferência da direita americana, em Washington.
No site do evento, Eduardo Bolsonaro é descrito como um parlamentar “atuante contra o regime do presidente Lula e a politização do governo federal e do sistema judicial”.