Na última segunda-feira (08/04), o Banco do Brasil anunciou o lançamento do primeiro cartão totalmente impresso em braile do mercado brasileiro. O novo modelo será emitido para os clientes que tenham se autodeclarado PCD visuais, desde que façam a solicitação no app BB ou em uma agência.
Importante destacar que não há custo na contratação de novos cartões ou na renovação de cartões vencidos, mas quem optar por uma segunda via pagará uma taxa de acordo com a tabela de tarifas do BB.
No cartão, estarão impressas em braile informações como o número, CVV, data de validade e bandeira, garantindo maior autonomia e segurança aos clientes com deficiência visual nas transações com o produto, como em compras on-line.
Com o cartão, serão enviados também um folder com informações como a forma de desbloqueio, além de um porta-cartão com os dados completos do produto, ambos escritos em braile e em caracteres ampliados, facilitando a leitura também para os clientes com baixa visão.
O novo modelo de cartão e os demais itens enviados aos clientes autodeclarados PCD visuais são uma atualização do Kit Braile, lançado pela Banco do Brasil pela primeira em 2009. A decisão pela mudança veio após estudos indicarem que pessoas com deficiência visual sentiam falta do número do cartão impresso em braile.
Vale registrar que, além do novo cartão, o BB também oferece aos clientes com deficiência visual a opção de receber em casa, mensalmente, o extrato unificado da conta impresso em braile e com caracteres ampliados. O serviço pode ser solicitado gratuitamente em qualquer agência do Banco do Brasil.
De acordo com Tarciana Medeiros, presidenta do BB, “essas iniciativas refletem a dedicação do Banco do Brasil em atender às necessidades de todos os seus clientes, assegurando que os serviços bancários sejam inclusivos e acessíveis para a comunidade com deficiência visual“.
E você, o que achou da novidade? Comenta aí!