Imagem: Reprodução/Google
A Caixa Econômica Federal informou que já emitiu 1,8 bilhão de reais como crédito para o empréstimo consignado do Brasil Aid. Até agora, pouco mais de 700 mil pessoas buscaram refúgio no serviço proposto pelo governo federal e pelo Ministério da Cidadania.
Confira as seguintes condições!
Condições de ajuda brasileira enviadas
Segundo a chefe de Estado, Daniela Marquez, o valor médio liberado pelo método pode chegar a 2600 reais. Em relação à taxa de juros, é cobrada 3,45% ao mês, 0,05 ponto percentual menor que a máxima estabelecida pelo governo, que é de 3,5% ao mês.
Em um ano, os juros chegam a 50,23%, com prazo máximo de reembolso de até 24 meses. Dadas as condições, o empréstimo pode chegar a BR2.582, levando em conta o limite de uso de 40% do auxílio brasileiro no valor de R$ 400. O cálculo também especifica que o valor de cada prêmio não excede $160, mas é maior que BA 15.
Para contratar a folha de pagamento do auxílio brasileiro, os beneficiários devem receber o benefício por pelo menos 90 dias. Os canais de contratação do serviço incluem o aplicativo Caixa Tem, unidades lotéricas, agências da Caixa e correspondentes caixa aqui.
Instituto registra 2.000 reclamações do destinatário
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), pelo menos 2.000 reclamações relacionadas ao empréstimo de auxílio brasileiro foram registradas. Os números são da primeira semana de liberação de benefícios.
Entre os problemas de reclamação, os consumidores reclamam principalmente das práticas de vendas associadas ao seguro, procedimentos carimbados com regras de crédito pessoal e a dificuldade de liberação de valores.
Para impedir essas ações desnecessárias, a organização pretende acionar o Ministério da Cidadania e Justiça, o Banco Central e o Ministério Público para regularizar denúncias e denúncias relacionadas ao programa social ao qual é enviado. Inicialmente, as reclamações incluem Banco Pan, Caixa e fintech meutudo.