14º Salário do INSS já foi aprovado em duas comissões
Desde o anúncio da elaboração do PL a proposta ganhou força entre aposentados e pensionistas do INSS que já reivindicam aprovação. E, aparentemente, a mudança teve o efeito adequado, já que a proposta foi aprovada em duas comissões parlamentares.
Primeiro veio a aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Em seguida, a vitória foi na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde levantou mais alguns apoiadores, como o deputado Federal Charlles Evangelista, do Sindicato dos Mineiros.
Portanto, a expectativa é que a proposta possa ultrapassar o último limite para que possa ir para a Câmara dos Deputados e para o Senado. Finalmente, ainda haverá a necessidade de uma sanção presidencial antes que os benefícios sejam realmente pagos.
Como funcionará o 14º Salário do INSS?
Se aprovado, o benefício ajudará aposentados, pessoas que recebem auxílio-doença ou benefícios de reclusão, e também herdeiros com pensão por morte. Por outro lado, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, não devem recebê-lo, pois nem sequer recebem o 13º salário.
Por fim, é preciso ressaltar que o projeto não visa implementar o 14º salário como projeto vitalício, mas como um projeto temporário. Ainda assim, os defensores da proposta acreditam que será suficiente para resolver muitos problemas financeiros para aposentados e pensionistas.