Moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta de terremoto em seus celulares com sistema Android. A notificação indicava que um tremor de terra teria ocorrido no litoral de São Paulo, próximo a Ubatuba, com uma magnitude estimada de 5,5. Apesar do susto, a Defesa Civil e os principais serviços geológicos negaram a ocorrência do fenômeno. Entenda na TVT News.
O alerta foi enviado por volta das 2h e causou preocupação. Muitas pessoas comentaram o caso nas redes sociais. Cerca de uma hora depois, a Defesa Civil de São Paulo usou sua conta no X (antigo Twitter) para esclarecer que não havia emitido nenhum alerta e que não havia registros de tremores no estado. O Centro de Sismologia da USP também confirmou que não detectou nenhum tremor na região.
A Defesa Civil SP não emitiu nenhum alerta de terremoto hoje.Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado.— Defesa Civil SP (@defesacivilsp) February 14, 2025
A notificação foi emitida por um sistema do Google apenas para aparelhos Android. Até o momento, a empresa de tecnologia não se manifestou sobre a falha.
Imagem mostra que o epicentro do terremoto seria no literal paulista, próximo a Ubatuba. Foto: Redes sociais/Reprodução
Por que o alerta de terremoto causou surpresa?
O Brasil está localizado longe das bordas das placas tectônicas, que são as áreas onde os terremotos costumam ocorrer. Por isso, tremores de terra são raros no país, especialmente os de grande intensidade. O alerta pegou muitos de surpresa, já que esse tipo de fenômeno não é comum por aqui.
Ao clicar na notificação, os usuários eram direcionados para uma página com informações sobre o suposto tremor de magnitude 5,5, incluindo dicas como “use sapatos” e “cuidado com abalos secundários”.
Após o susto, as autoridades confirmaram que o alerta foi um erro e não há motivo para preocupação.