Veja, em TVT News, o estado de saúde do Papa Francisco, líder da Igreja Católica.
Papa Francisco está em condições clínicas estáveis; tratamento continua
O diretor da Sala de Imprensa Vaticana atualizou as informações sobre a saúde do Papa Francisco, que se encontra internado na policlínica romana. O Pontífice está seguindo o tratamento prescrito pelos médicos, na manhã deste domingo recebeu a Eucaristia e acompanhou a Missa pela TV. Na parte da tarde, ele alternou leitura e repouso. As informações são do Vatican News.
17 de fevereiro: Papa Francisco está estável e segue tratamento contra bronquite
O Papa Francisco descansou bem durante a noite. Sua condição clínica é estável e o processo diagnóstico terapêutico prescrito pela equipe médica continua. Na manhã deste domingo recebeu a Eucaristia e acompanhou a Santa Missa pela televisão. À tarde, alternou entre leitura e repouso.
Foi o que anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, oferecendo atualizações sobre a saúde do Pontífice, que está hospitalizado desde a última sexta-feira, 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Gemelli por causa de uma infecção das vias respiratórias.
Já pela manhã, Bruni havia informado aos jornalistas presentes na Sala de Imprensa que Francisco havia passado uma noite tranquila e que havia tomado o café da manhã e lido alguns jornais. O Papa, como anunciado no dia anterior, não rezou o Angelus dominical “para facilitar a recuperação” e seguir a prescrição da equipe médica de “repouso absoluto”.
Boletins sobre a saúde do Papa Francisco no final semana de 15 e 16 de fevereiro, “descanso absoluto”
No domingo, Papa Francisco não rezou o Angelus, seguindo a indicação da equipe médica de “repouso absoluto”. Mas uma multidão de fiéis se reuniu do lado de fora do hospital na esperança de uma surpresa e para rezar pela “boa recuperação” do Papa: “Queremos que ele assome à janela, mas de sua janela”.
O Papa dormiu bem, teve “uma boa noite de sono”, tomou o café da manhã e leu os jornais, como de costume, e continua sua terapia. Essas são as atualizações do estado de saúde do Papa que o porta-voz vaticano, Matteo Bruni, ofereceu aos jornalistas presentes na Sala de Imprensa da Santa Sé sobre a condição de saúde do Papa, que está internado desde a última sexta-feira no Hospital Policlínico Gemelli para tratar uma infecção das vias respiratórias.
Já no sábado, dia 15, uma nota oficial da Sala de Imprensa informava sobre a melhora do estado geral de saúde de Francisco, que não apresentou nenhum episódio febril, e de alguns valores atestados por exames laboratoriais.
No domingo, dia 16, Bruni, encontrando os repórteres – alguns dos quais se queixaram da difusão de fake news sobre a saúde do Papa, por parte de jornais que nem sequer têm correspondentes em Roma ou vaticanistas – confirmou o que já havia sido dito no sábado, acrescentando o detalhe de uma manhã de “rotina” para o Pontífice, que, no entanto, como anunciado no sábado, não conduziu a oração do Angelus dominical “para facilitar a recuperação” e seguir as prescrições da equipe médica de “repouso absoluto”.
14 de fevereiro: Papa Francisco é internado para tratar bronquite
Papa Francisco, de 88 anos, foi internado na sexta-feira (14) em Roma, na Itália, para tratar bronquite. Ainda não há previsão de alta. As informações são do Vaticano.
Em nota oficial, o Vaticano informou: “O papa Francisco permanecerá na Policlínica Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e a continuidade do tratamento hospitalar para a bronquite”.
De acordo com o Vaticano, o papa seguiu integralmente sua agenda nesta manhã de sexta-feira (14) até dar entrada no hospital quando foi cancelado todos os compromissos nos próximos três dias. A audiência jubilar do sábado (15) foi cancelada, assim como a visita do chefe religioso aos estúdios cinematográficos de Cinecittà na segunda-feira.
Nas últimas duas reuniões, o pontífice pediu para que um assessor lesse por ele. “Com essa bronquite, ainda não consigo ler. Espero que na próxima vez eu já possa”, disse Francisco.
A saúde do Papa Francisco
Esta não é a primeira vez que Francisco apresenta um quadro de bronquite. Em 2023, ele foi hospitalizado por três dias e tratou com antibióticos.
Papa Francisco tem lidado com uma série de problemas de saúde. Foto: Vatican Media/Reprodução
A autoridade maior da Igreja Católica também lida com osteoartrite nos joelhos, conhecida como artrose, o que desgasta a cartilagem e causa dores. Por isso, agora o pontífice está de cadeira de rodas.
Além disso, o Papa lida com dores nos quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.
Durante o conclave que elegeu Francisco, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio (nome de nascimento) gerou dúvidas entre os cardeais pelos problemas de saúde do devoto. O pontífice retirou parte do pulmão em uma cirurgia na juventude, informação que se tornou pública um dia após sua eleição a Papa.