Elenco de Ainda Estou Aqui passou pelo tapete vermelho. Acompanhe o Oscar na TVT News
Acompanhe, minuto a minuto, a cerimônia de premiação de entrega dos Oscars 2025 com a TVT News. Veja quem são os vencedores em cada categoria. O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em 3 categorias: melhor filme internacional, melhor atriz, com Fernanda Torres, e melhor filme.
Estrelas chegam ao tapete vermelho
O elenco de Ainda Estou Aqui e o diretor Walter Salles acabaram de passar pelo tapete vermelho.
Fernanda Torres passou pelo tapete vermelho. Imagem: Reprodução/Academy/Oscars
Veja quem ganhou os Oscars 2025
(em atualização)
Oscar 2025: cobertura minuto a minuto aqui na TVT News. Foto: Oscars Academy
Ainda Estou Aqui tem quantas indicações ao Oscar 2025?
Pela primeira vez na história, uma obra brasileira concorre na categoria principal, a de Melhor Filme. Ainda Estou Aqui também foi indicado para Melhor Filme Internacional.
Já Fernanda Torres foi nomeada à categoria de melhor atriz ao lado de Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância). Bom lembrar que Fernanda tem uma vantagem, já que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama.
Post da atriz Fernanda Torres, atriz de Ainda Estou Aqui, no perfil oficial do Oscar tem recorde de likes. Foto: Perfil da Academia/Instagram
Como funciona a escolha dos filmes indicados ao Oscar?
Oscars 2025: cobertura minuto a minuto aqui na TVT News. Foto: Oscars Academy
Tudo começa com a divulgação de uma lista preliminar (shortlist) que seleciona os filmes pré-aprovados para as indicações. Para isso, são considerados critérios como data de estreia e exibição em cinemas renomados.
Na etapa seguinte, os membros da Academia votam nas categorias correspondentes às suas áreas de atuação. Atualmente, cerca de 9.500 profissionais participam da votação – diretores votam em diretores, atores em atores e assim por diante. No entanto, todos os membros podem votar para Melhor Filme. O Brasil conta com 52 eleitores, incluindo nomes como Fernanda Montenegro, Walter Salles, Sonia Braga, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e Selton Mello.
Para categorias específicas, como Melhor Filme Internacional e Melhor Animação, todos os membros podem votar, desde que tenham assistido às produções da shortlist. Após essa fase, é definida a lista final de indicados.
A votação final, que começa hoje, permite que os membros ativos da Academia escolham os vencedores em todas as 23 categorias. O sistema é simples: vence quem obtiver o maior número de votos, exceto na categoria de Melhor Filme. Neste caso, os membros classificam os 10 indicados em ordem de preferência. O filme que aparecer em primeiro lugar em pelo menos 50% das listas vence. Caso nenhum atinja essa marca, a estatueta vai para o mais bem posicionado na média geral. Os votos são enviados on-line, e a apuração é realizada pela PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos famosos envelopes da premiação.
Ainda Estou Aqui: filme sobre memória e resistência
Ainda Estou Aqui é um filme sobre memória, resistência e luta. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa conta a história de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado e engenheiro civil Rubens Paiva. Antes mesmo da estreia no Brasil, Ainda Estou aqui tem recebido atenção por onde passa, como os 10 minutos de aplausos no Festival Veneza 2024 em que levou a premiação de melhor roteiro.
Dirigido por Walter Salles (de Central do Brasil e Diários de Motocicleta), Ainda Estou Aqui tem no elenco atores de peso como Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, Selton Mello (como Rubens Paiva), além das participações de Marjorie Estiano e da fantástica Fernanda Montenegro, que faz Eunice mais velha e já acometida de Alzheimer.
A participação de Fernanda Montenegro, mesmo curta, dá a Ainda Estou Aqui maior carga sobre o drama da memória. Como se o filme já não emocionasse desde as primeiras cenas.
Com reconstituição impecável do Rio de Janeiro dos anos 70, Ainda Estou Aqui começa com o cotidiano da família de Rubens Paiva em meio às repercussões do sequestro do embaixador suíço pelos grupos de resistência armada à Ditadura Militar.
Na primeira parte, o filme mostra como a prisão de Rubens Paiva foi arbitrária. As sequências mostram como a família tentava manter a normalidade, como os dramas de adolescentes, o jogo de totó (pebolim) entre pai e filho, as idas à praia, as festas com amigos, a troca de dentinhos das crianças, a adoção de um cachorro.
Esse cotidiano é dilacerado pela prisão e desparecimento de Rubens Paiva. As cenas de Eunice e da filha presas vão levar o público para os horrores das prisões da Ditadura Militar. Mesmo sem mostrar, de forma explícita, as torturas, o filme traz o medo, o nojo e o crime que envolviam os porões da Ditadura.
Na cena do chuveiro, Eunice tenta arrancar da pele as marcas desses porões e o público fica com elas. Dali em diante, tanto plateia como o filme parecem prender a respiração. O cinema fica num silêncio sufocante. A trilha sonora da primeira parte dá lugar a uma angústia.
Mães e pais não conseguem conter as lágrimas ao verem como Eunice vai tentando manter a família. Em determinada cena, Marcelo quebra a boneca da irmã que vai reclamar com a mãe, justamente no momento mais difícil daquela trajetória. A reação normal seria descontar nas crianças, entrar em desespero. Mas Eunice segue.
Há um toque sutil no roteiro e na direção: Eunice sabe da morte do marido. Mas essa cena não é explícita. Há um corte entre ela receber quem lhe vai dar a notícia e a reação do dela. O público sabe que ela recebeu a informação. Mas ela não é falada.
Rubens Paiva não tinha morrido “oficialmente”, não há um atestado de óbito. Portanto, não há como materializar a morte
Na segunda parte, Eunice já é uma advogada renomada na luta pelos direitos humanos. E consegue, depois de longa luta, o atestado de óbito com o reconhecimento da morte violenta de Rubens Paiva. É quando as crianças menores, já adultas, conversam: “quando você enterrou o papai”?
Esse é o gancho para a terceira parte de Ainda Estou Aqui: a memória. A família está toda reunida. Eunice, com Alzheimer, parece distante, como numa realidade paralela, típica de quem sofre essa doença. Mas uma cena na TV devolve a atenção ao olhos dela. A memória tem caminhos desconhecidos e ali, memória, luta e resistência de cruzam.
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