O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que compartilhou nas redes sociais neste sábado (30) um vídeo do encontro que teve ao lado de outros parlamentares brasileiros nesta sexta-feira (29) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ao líder do país europeu que a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito entre os ucranianos e a Rússia não representa a do Brasil.
– Viemos, a delegação brasileira, à Ucrânia dizer, com clareza solar, que a população brasileira apoia a sua causa e que é contra a guerra de agressão promovida pela Rússia. A Ucrânia, hoje, luta por sua soberania e pelo mundo livre. A posição de Lula não nos representa – escreveu.
Moro está em Kiev, capital da Ucrânia, junto aos senadores Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF) e o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP). O grupo viajou ao país europeu para participar da conferência Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro, que começou nesta sexta e segue até este domingo (1°).
Nesta sexta, o senador Magno Malta já havia compartilhado um registro do encontro em suas redes sociais. Na ocasião, o parlamentar disse a Zelensky que o Brasil vive sob “um governo totalitário”, mas que ele não comunga “das piadas, das gracinhas e do deboche” de Lula sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia.
– Pedi desculpas em nome dos brasileiros pelas declarações desrespeitosas feitas por representantes do governo atual, deixando claro que a maioria de nós não compactua com tais atitudes. Aproveitei também para destacar o momento delicado que vivemos no Brasil, com sinais preocupantes de autoritarismo – declarou.