O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reagiu nos bastidores às críticas feitas a ele pelo presidente Lula em entrevista à rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (18/6).
Na entrevista, Lula afirmou que Tarcísio teria mais influência que o petista nas decisões do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Lula também criticou o jantar oferecido por Tarcísio ao banqueiro na semana passada e avaliou que o governador “certamente acha maravilhosa” a atual taxa de juros no Brasil.
Em conversa com aliados nos bastidores após a entrevista, Tarcísio lamentou as falas de Lula e ressaltou que nunca deu palpite em nenhuma ação do presidente do BC.
O governador, segundo esse aliados, ressaltou que Campos Neto é “sério” e “extremamente técnico” e lembrou que a definição da taxa de juros leva em conta vários fatores técnicos.
Ainda conforme relatos, Tarcísio disse que, para ele, não interessa juros altos no Brasil, na medida em que a taxa alta prejudica os projetos de infraestrutura do governo paulista.
“Queremos a taxa mais baixa. Mas não existe taxa baixa sem âncora fiscal. Ele (Lula) devia saber disso. Está fazendo o que sempre faz: jogando a culpa nos outros”, teria dito o governador, de acordo com relatos.
Apesar da reação nos bastidores, Tarcísio afirmou a auxiliares que não responderia Lula publicamente, para não entrar em polêmica, nem bater boca com o presidente da República.
“Vamos focar no nosso trabalho aqui, nas nossas entregas, sem polemizar com governo federal. Eles estão caindo pelas próprias pernas”, teria afirmado o governador.