Imagem: Reprodução/Google
A Copa do Mundo FIFA começa no final deste mês e grandes dúvidas surgem entre os trabalhadores: Os dias de jogos no Brasil serão feriados? Assim, a primeira partida da Seleção Brasileira será realizada no dia 24 de novembro, às 16 horas, e a data cai na quinta-feira, porém, a partida acontece durante o horário de trabalho.
Além disso, as outras duas partidas de seleção também caem durante o horário comercial. No entanto, os dias de jogos no Brasil não são considerados feriados nacionais. Dessa forma, cabe à empresa liberar seus funcionários ou não liberá-los para assistir jogos.
No caso de liberação com compensação por jornada de trabalho, as empresas e seus funcionários devem elaborar um acordo sobre a compensação, a fim de encontrar uma solução ideal para ambos. Há também a possibilidade de as empresas oferecerem um lugar adequado para sua equipe assistir partidas dentro de seu local de trabalho.
Horários de trabalho variados
Além da possibilidade de oferecer compensação por hora aos seus funcionários, as empresas também podem definir um cronograma diferente de atividades em dias de jogos. Desta forma, é possível que a jornada de trabalho comece um pouco mais tarde, e o trabalho será pausado durante o período do jogo ou até que as horas sejam fechadas antes mesmo do início dos jogos.
No entanto, as empresas podem alterar o tempo em um máximo de duas horas por dia. O objetivo é respeitar o máximo de 10 horas de carga horária por dia. Além disso, também é possível determinar o início antecipado do horário de trabalho ou tomar uma decisão de estender, e liberar a equipe mais tarde.
Caso a empresa mantenha o horário habitual de trabalho e permita que os funcionários assistam partidas no ambiente de trabalho, desta vez não é deduzido do funcionário. Isso se deve à disponibilização do funcionário para a empresa durante a partida, pois ela permanece dentro do ambiente e pode ser ativada a qualquer momento.
Por fim, em relação ao home office, cabe à empresa liberar o funcionário que solicitar o cumprimento do horário de trabalho do home office nos dias de partida ou não. Dessa forma, a empresa não violará os direitos dos trabalhadores se rejeitar o pedido. O importante é que haja uma combinação entre a empresa e o funcionário.
Ausência pode levar à demissão
Caso a empresa e os funcionários não cheguem a um acordo, os dias de jogo da Seleção Brasileira permanecem como um dia normal de trabalho. Assim, um empregado perdido sem explicação pode ter sido retirado da conta de seu salário. Além disso, o trabalhador também pode perder o salário do resto do dia, já que não havia justificativa para sua licença.
Nos casos em que a empresa não permite que os funcionários assistam jogos durante o horário de trabalho e a regra seja substituída, um aviso pode ocorrer. Assim, um funcionário que recolhe três avisos pode ser demitido por um motivo justo.
Seleção de jogos na primeira fase
Assim, os jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo foram marcados para as seguintes datas:
- Brasil-Sérvia: 24 de novembro (quinta-feira), às 16h.
- Brasil x Suíça: 28 de novembro (segunda-feira), 13h.
- Brasil x Camarões: 2 de dezembro (sexta-feira), 16h