Imagem: Reprodução/Google
Estudos têm demonstrado que o consumo diário de refeições marinadas com alho e cebola assusta o colesterol “ruim” (LDL) em até 40%, além disso, observou-se que também reduz em cerca de 80% a presença de pedras na vesícula biliar. No entanto, esse consumo deve ser diário e não exclui a necessidade de outros cuidados nutricionais, como evitar o máximo possível o uso de gordura para cozinhar e excesso de carboidratos nos alimentos. Confira como deve ser a dieta para diminuir o colesterol.
Uma vez que a quantidade de antioxidantes contidos no alho e cebola pode variar dependendo do tipo de cultivo que está sendo realizado, é melhor preferir alimentos de origem orgânica porque contêm menos aditivos e pesticidas e uma maior quantidade de substâncias benéficas à saúde. Uma boa estratégia é cultivar alho e cebola em casa, para consumo regular.
Como consumir
Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que o alho e a cebola podem trazer para controlar a dislipidemia é recomendado o consumo bruto de 4 dentes de alho e 1/2 cebola por dia.
Uma estratégia muito fácil para alcançar esse objetivo é usar alho e cebola como forma de tempero, mas para quem não aprecia esses sabores, você pode optar por comer cebolas e cápsulas de alho localizadas em lojas de produtos naturais.
Algumas receitas contendo alho cru e cebola são saladas e água de alho, mas você também pode usar este tempero cozido, mas nunca fritar. Cozinhar arroz, feijão e carne com alho e cebola dá um sabor agradável e saudável, mas outras opções incluem experimentar patte de alho para passar pão e pão no forno ou até mesmo preparar um patte de atum com alho, cebola e azeitonas, o que tem muitos benefícios para a saúde do coração.
Receita de atum, alho e cebola
Esse paté é muito fácil de preparar, produz muito e pode ser usado para passar pão ou toradinhas.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de iogurte natural;
- 1 lata de atum ao natural.
Preparação
Corte a cebola em pedaços muito pequenos, amasse o alho e misture com outros ingredientes até que tudo esteja bem uniforme. Se preferir, o patê pode ser gasto no liquidificador por alguns segundos para que ele seja mais consistente e mais fino.
Assista ao vídeo a seguir e veja outras dicas que contribuem para a redução do colesterol:
Vídeo Reprodução/ Tua Saúde