Imagem: Reprodução/Google
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participaram no último domingo, 16, do primeiro debate do segundo turno da eleição presidencial de 2022. Eles trocaram acusações de vários tipos, que incluem notícias falsas, corrupção e outros temas. Veja as declarações de discussão transmitidas pela TV Globo.
A primeira foi organizada em parceria entre o portal UOL, Band, TV Cultura e Folha de S. Paulo. Não há necessidade de se preocupar com aqueles que perdem, pois novos confrontos estão programados até o dia da eleição, marcado para 30 de outubro. Até lá, os dois candidatos continuam comprometidos com a campanha e em um esforço para conquistar mais votos.
Debate Presidencial
Embora os políticos estejam presentes nos próximos confrontos, a participação ainda não foi confirmada. Um dos debates mais esperados, como sempre, é o debate presidencial na TV Globo, marcado para 28 de outubro. É o mais decisivo, pois faltam dois dias para a votação em segundo turno.
Na sexta-feira, dia 21, será o papel do SBT realizar a programação. A candidata Lola relatou que ele não existia porque tinha obrigações no estado de Minas Gerais. Só assim, Jair Bolsonaro será entrevistado. Bolsonaro, por outro lado, previu que planejava participar de todos os debates até o fim da eleição. Veja abaixo a lista:
- 21/10 (sexta-feira): São, Rádio El Dorado, Terra, CNN, Nova Brasil FM, Vega, SPT;
- 23/10 (domingo): gravação de TV;
- 28/10 (sexta-feira): TV Globo.
Segundo especialistas em política, no primeiro debate, o confronto foi perfeitamente equilibrado entre Lula e Bolsonaro. Cada um dos políticos foi capaz de destacar as falhas cometidas pelo adversário ao longo dos anos. Por exemplo, Lula manteve a atuação do atual presidente durante a pandemia COVID-19 e criticou atrasos na aquisição de vacinas.
Por outro lado, Bolsonaro abordou a questão da corrupção que foi comprovada durante os governos de Lula. Além disso, onde dois personagens tiveram uma atitude mais amigável do que o esperado. Ambos sabem que cada voz no momento é de grande importância e não vale o risco de deixar discussões com a imagem enfraquecida por cenas de agressão e falta de controle.