O Sincor-SP completa 88 anos. A entidade foi fundada em 1934, com o objetivo de representar a categoria de corretores de seguros junto ao governo, ao mercado e à sociedade, além de promover iniciativas de aperfeiçoamento profissional.
Uma das lutas mais árduas que marcou a história do Sindicato foi a transformação da profissão de corretor de seguros. Foram enviados ao Ministério do Trabalho diversos projetos, isso porque na época qualquer pessoa poderia intermediar a venda de seguros. A conquista aconteceu em 29 de dezembro de 1964, através da Lei 4.594.
“Podemos dizer que essa foi a conquista que mais marcou nossa profissão. Mas é um trabalho de representação que precisa ser contínuo. Recentemente, não poderíamos ter ocorrido a desregulamentação da nossa atividade e se a batalha dos Sincors e da Fenacor, não foi possível perder essa”, o presidente do SincorSP, Boris Ber (foto).
Ele faz referência à Medida Provisória 905, de 2020, quando a Susep revogava a Lei nº 4.594, desregulamentando a profissão. “Mas lutamos juntos e reverter a situação. Hoje temos na Susep uma liderança que representa o mercado e acredita na força da corretagem de seguros. Por isso, ter um Sindicato representativo é tão importante. Os desafios chegam sem avisar e precisamos ter uma defesa para todos eles. Só assim vamos garantir o nosso futuro”, completou Boris.
O Sincor-SP conta atualmente com um presidente, seis diretores executivos, 13 integrantes da diretoria, cinco vice-presidentes regionais, 30 diretores regionais, 16 coordenadores e cerca de 150 integrantes de Comissões, além de, aproximadamente, 70.
Para melhor atender os corretores de seguros de todo o Estado, a entidade possui as Regionais: ABCDMR, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Nova Alta Paulista, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e na cidade de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste).
Nas últimas décadas, o Sincor-SP, cada vez mais, ajudando a enfrentar os recursos corretos de valorização do profissional, proporcionando-lhe condições e preparo para o meio de orientação para o mercado cada vez mais competitivo. Através dos benefícios criados pela entidade e da representatividade junto aos órgãos governamentais, o Sindicato está em busca de condições mais justas no exercício da atividade.