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É comum encontrar trabalhadores que solicitaram aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas por algum motivo o pedido foi rejeitado. À medida que a automação de análise aumenta, é importante preencher todos os dados de registro corretamente para aumentar as chances de aprovação do aplicativo.
Há cinco razões principais para a rejeição das pensões e outros benefícios pelo INSS:
- Trabalhar sem data de saída no CNIS;
- Intervalos pagos ou reportados à Receita Federal fora do prazo adequado;
- Períodos de trabalho com exposição a fatores adversos (tempo especial);
- Períodos anteriores a 1975 que não foram incluídos no CNIS;
- Contribuições abaixo do salário mínimo.
Como resolver problemas comuns
Cada um desses casos deve ser resolvido de forma específica para aumentar as chances de aprovação. Em geral, o segurado só precisa recolher todos os documentos e informações que comprovem seu direito ao benefício, como carteira de trabalho, guias de contribuição, dados e perfil profissional previdenciário (PPP).
“Se existe uma empresa que não tem data de saída no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais, o principal documento do trabalhador), é importante que o segurado abra o simulador no aplicativo Meu INSS para indicar, manualmente, a data correta. É importante que ele apresente documentos que comprovem essas mudanças, que podem ser exigidas pelo INSS na análise do pedido”, explica o advogado Adrián Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
No caso de contribuições abaixo do salário mínimo, foi necessário pagar a guia suplementar. A versão do documento pode ser solicitada pelo call center 135.
O especialista também aconselha o cidadão a verificar e revisar dados pessoais, no momento da solicitação, como endereço, telefone e e-mail. Esses são os canais pelos quais o Instituto notificará o segurado dos requisitos e até concederá o benefício.
Outras dicas
Ao anexar documentos ao meu site ou aplicativo do INSS, o solicitante deve escanear as cópias em formato PDF, em um único arquivo, colorido, com 24 bits e com qualidade de 150 dpi. Cada documento pode ter até 5 MB de tamanho, e o arquivo total não pode exceder 50 MB.
Se houver alguma informação faltando, o sistema pedirá despacho automático. Se isso acontecer, envie o segurado para a fila de preenchimento de requisitos e a solicitação será encaminhada para análise.
A dica final é usar o “Simulador de Aposentadoria” no aplicativo Meu INSS para verificar se as datas de início e término de cada relacionamento comercial estão corretas. Se você precisar editá-los, basta clicar no ícone do lápis.