Análise de imagens feita pelo Metrópoles indica que o vídeo do encontro entre Pablo Marçal (PRTB) e Donald Trump teria sido gravado no dia 4 de janeiro de 2025, ou seja, 16 dias antes da posse do republicano.
O vídeo foi divulgado por Marçal nesta terça-feira (21/1), um dia após a posse de Trump como 47º presidente americano. À coluna, o ex-coach disse que a gravação foi feita em um “baile”, mas se recusou a dizer quando.
Comparação de vídeos feitas pelo Metrópoles, porém, indica que a gravação foi feita em “Mar-a-Lago“, resort do qual Trump é dono no estado americano da Flórida.
No dia 4 de janeiro, o então presidente eleito dos Estados Unidos participou de uma sessão de estreia do documento “Eastman dilemma” no resort. O evento contou com a presença de apoiadores de Trump.
A análise das imagens mostra que o fundo do vídeo de Marçal tem arquitetura parecida com a de Mar-a-Lago. Além disso, Trump estava vestido com terno da mesma cor tanto no evento quanto na gravação do ex-coach.
Questionado pela coluna se o vídeo foi, de fato, gravado em 4 de janeiro, Marçal não respondeu até a publicação desta matéria. A assessoria do ex-coach também disse não saber quando a gravação foi feita.
Veja a análise feita pelo Metrópoles:
Pablo Marçal encontrou-se com Trump em evento com apoiadores duas semanas antes da posse, sugerem imagens.
Análise visual feita pelo Metrópoles destaca elementos de que a gravação divulgada hoje foi feita em um evento no dia 4 de Janeiro.
Veja a análise do repórter @SamPancher pic.twitter.com/AaDAgYSlTm
— Metrópoles (@Metropoles) January 21, 2025
Por Metrópoles