A deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) vai receber o título de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro conforme decreto legislativo proposto pela vereadora Thais Ferreira (PSOL/RJ). O título foi aprovado em 2ª discussão no plenário da Câmara de Vereadores da cidade, na última terça-feira (17).
A condecoração é entregue para pessoas que não nasceram na capital fluminense, mas que em algum momento da vida desempenharam atividades que contribuíram para o município.
Nesse sentido, a concessão do título de Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro para a parlamentar é um reconhecimento pela ampla atuação na busca dos direitos LGBTQIAPN+.
A nomeação também é uma forma de ampliar a representação de pessoas trans em espaço de poder como forma de inspiração e referência para a população LGBTQIAPN+ carioca.
Mais recentemente, a deputada federal tem atuado frente a punição de crimes de incêndio criminoso em áreas florestais e rurais. E apoiando a regulamentação de uso de celulares em sala de aula.
Erika Santos Silva, mais conhecida como Erika Hilton, é política, ativista e modelo brasileira, sendo destaque no cenário político brasileiro da atualidade. Ela é a primeira mulher trans da história a ser eleita deputada federal por São Paulo. Foram mais de 250 mil votos, o que fez dela ser uma das 10 candidaturas mais votadas da cidade.