Quando o assunto é ter uma estratégia para o uso dos cartões de crédito, todo milheiro sabe que as correções de rota são mais do que normais. Afinal, aquela isenção de anuidade pode acabar, o acúmulo de pontos pode deixar de ser interessante para o seu uso e o banco pode alterar regras no “meio do jogo”.
Ou seja, mudar a estratégia periodicamente é quase sempre necessário. Mas qual seria exatamente esse momento da mudança?
A verdade é que não tem há um roteiro específico para isso. O mercado muda, novos cartões aparecem, o seu objetivo também pode ser outro depois de um tempo… enfim, são muitas variáveis que podem te fazer repensar, mas algumas dicas podem ser valiosas para te ajudar na decisão!
1) Defina bem seu objetivo
Já ouviu aquela frase da história da Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”? Com os cartões de crédito é bem parecido. Por isso, o primeiro e mais importante passo é saber qual o seu objetivo.
Muita gente quer aproveitar para juntar pontos e viajar, certo? Mas como chegar até o sonhado destino? Qual companhia tem voos para lá – e quais são os mais em conta? Isso é muito importante na hora de usar mais – ou menos – um determinado cartão.
Por exemplo: se você quer viajar para Fernando de Noronha, não faz muito sentido concentrar gastos no cartão Gol Smiles, já que a companhia não tem voos para esse destino no momento. Nesse caso, é mais viável optar por um cartão Latam Pass ou da Azul.
Atenção! Os cartões das companhias aéreas, chamados de co-branded, pontuam apenas nos programas de fidelidade dos quais são vinculados, não sendo possível transferir para programa de outra companhia. Por isso, avalie bem se os pontos serão úteis para os seus planos!
Mas se você ainda não sabe onde quer chegar (como a Alice), calma que tem solução também! Sem ter uma viagem específica em mente, escolha cartões que pontuem em programas de banco, como Esfera ou Livelo. Esses programas costumam ter uma validade maior dos pontos e participam com frequência de ofertas de transferência bonificada. Aí, quando você tiver definido a sua próxima viagem dos sonhos, é só enviar os pontos e aproveitar!
2) Cobrança da anuidade
A cobrança da anuidade é um dos fatores que mais afastam as pessoas dos cartões de crédito com mais benefícios. Afinal, poucos são aqueles que vão conseguir aproveitar tudo o que o cartão oferece, o que justificaria (pelo menos em partes) a tarifa paga.
E aqui temos algumas situações diferentes: um cartão que você já paga a anuidade, mas que teve alguma mudança que o deixou menos interessante, uma promoção com anuidade grátis por tempo limitado que terminou ou até mesmo uma alteração de regra para isenção total ou parcial da tarifa.
Então é importante colocar na balança: vale a pena manter o cartão mesmo tendo que pagar a tarifa? Eu mesmo já cancelei mais de um cartão pela falta de negociação da anuidade, e com o valor cheio, ele se tornava mais uma despesa do que um investimento em vantagens.
Sugiro que você também considere cancelar ou trocar um cartão por esse motivo. Às vezes, a economia com o valor da anuidade acaba superando os benefícios que você deixará de ter.
Dica: ainda que haja uma regra clara para desconto ou isenção da anuidade, muitos bancos têm flexibilidade para negociar o valor da tarifa mesmo sem atingir a meta estipulada. Vale entrar em contato e “chorar” pelo menos um desconto!
3) Mudanças nas regras e benefícios
O mercado é dinâmico, assim como as regras e benefícios dos cartões de crédito. No ano passado, por exemplo, foram vários casos de mudanças significativas, que levaram a cancelamentos em massa de alguns cartões, como o Pão de Açúcar. Mais recentemente, tivemos a XP restringindo bastante o uso dos acessos grátis a salas VIP.
Não é errado mudar as regras, mas algumas vezes a forma como isso é feito deixa os clientes bem insatisfeitos – e na maioria dos casos, com razão!
Por isso, se você tem um cartão que não atende mais suas necessidades depois de uma mudança de regra, não tenha medo de cancelar ou deixar de usar, caso ele tenha anuidade grátis. O mercado está cheio de boas opções, e você certamente encontrará uma alternativa melhor e, provavelmente, mais barata.
4) A chegada de um novo cartão
Esse é aquele momento que os milheiros adoram: um novo cartão chegando na sua casa! Com ele em mãos, é hora de repensar o uso daquele que você já tem.
Seu novo cartão oferece mais benefícios ou tem anuidade grátis? Tem um acúmulo de pontos maior? Se as respostas para essas perguntas foram “sim”, então provavelmente você deveria tornar esse o seu cartão principal!
Nesse caso, deixo um relato da minha última mudança de estratégia, que pode valer até mesmo quando o cartão não é o melhor que você tem, mas pode ser interessante pensando no futuro.
Atualmente eu tenho usado mais o cartão Santander Unique, que acumula 2 pontos por dólar nas compras nacionais (2,6 nas internacionais), está isento da anuidade no primeiro ano e participa da promoção Bateu Ganhou, que mais que dobra a pontuação com as metas alcançadas.
Eu tenho outros cartões com pontuação melhor, mas além do período promocional do banco, quero conseguir o Santander Unlimited, e esse relacionamento é primordial para atingir esse objetivo. Por isso, embora não seja o melhor cartão da minha carteira, ele tem sido a minha prioridade nos últimos meses.
5) Acompanhar o Melhores Cartões
Acompanhando o Melhores Cartões, você vai ficar por dentro das melhores promoções e notícias sobre o mundo dos cartões e milhas, além das melhores ofertas de compras para você economizar bastante!
Assim, você poderá tomar uma decisão mais embasada na hora de pedir um novo cartão ou cancelar o seu atual, sempre pensando em potencializar as vantagens que cada um oferece.
Com o aplicativo do Melhores Cartões, você vai receber isso tudo direto na tela do seu celular, assim que for publicado! Sabe aquela super oferta que vale por tempo limitado? Você vai ficar sabendo primeiro, com mais chances de aproveitar!
Temos ainda quatro rankings exclusivos para você escolher o melhor cartão para acumular pontos e milhas, com cashback, para acessar salas VIP ou sem anuidade.
É claro que cada pessoa tem suas prioridades e forma de usar o cartão de crédito, o que vai influenciar diretamente na escolha da melhor estratégia, mas seguindo essas dicas, você provavelmente vai tomar uma decisão muito mais embasada para conseguir desfrutar de todos os benefícios.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!