24 de junho é Dia de São João, data de festas juninas, fogueiras, música e tradição em diversas cidades do Brasil.
No calendário das festas juninas no Brasil, 24 de junho marca o Dia de São João. A data está entre as mais esperadas do mês, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde ganham força a cultura das festas juninas. As ruas se enchem de cores, músicas e tradições, reunindo famílias e comunidades para danças, comidas típicas e rituais que atravessam gerações. Comemore o Dia de São João com a TVT News
Por que 24 de junho é Dia de São João?
O dia 24 de junho foi escolhido por marcar, segundo a tradição cristã, o nascimento de João Batista. Ao contrário de outros santos, cuja data comemorativa coincide com a morte, São João é celebrado por seu nascimento. Por isso, nas bandeiras de festas juninas, a figura que aparece de São João é a de um menino.
João Batista é figura central no Novo Testamento por ter batizado Jesus Cristo e anunciado a chegada do Messias. O culto a João Batista acontece desde os primeiros séculos da era cristã.
A data de 24 de junho coincide com o solstício de junho, período em que antigas culturas acendiam fogueiras para afastar maus espíritos e celebrar a colheita.
24 de junho é Dia de São João Batista ou São João Evangelista?
A data de 24 de junho refere-se a São João Batista, e não a São João Evangelista. Embora os dois sejam figuras importantes do cristianismo e compartilhem o mesmo nome, têm biografias e papéis diferentes. João Batista foi o profeta que antecedeu Jesus, enquanto João Evangelista é um dos apóstolos e autor de um dos evangelhos canônicos. A festa junina homenageia o primeiro.
Qual a origem da fogueira de São João?
Com o tempo, o gesto tornou-se ritual, sendo incorporado às celebrações cristãs e populares, com diferentes significados conforme a região do país.
A tradição também tem sincretismo com as tradições pagãs: 24 de junho coincide com o solstício de junho, quando culturas antigas da Europa acendiam fogueiras para afastar maus espíritos e celebrar o período da colheita.
Por que as festas juninas também são chamadas de festas de São João?
As festas juninas são assim chamadas porque junho concentra a celebração de três santos populares: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Dentre eles, São João é o que mais mobiliza festas, por isso o termo “festa de São João” se tornou sinônimo de festa junina. A data coincide com o solstício de inverno e festividades agrícolas de origem europeia, adaptadas ao Brasil.
Dia de São João: 24 de junho é feriado?
Apesar da importância cultural e religiosa, 24 de junho não é feriado nacional. Em algumas localidades, no entanto, o Dia de São João é considerado feriado municipal ou estadual, o que permite a realização de grandes festas nas cidades e cada uma gosta de dizer que faz o maior “São João do Mundo”
Em que cidades 24 de junho é feriado?
Região Nordeste
Campina Grande (PB)
Caruaru (PE)
Petrolina (PE)
João Pessoa (PB)
Maceió (AL)
Arapiraca (AL)
Salvador (BA)
Senhor do Bonfim (BA)
Mossoró (RN)
Teresina (PI)
Niterói (RJ)
Dia de São João tem sorteio da Quina
O sorteio da Quina de São João será realizado no dia 28 de junho, sábado, a partir das 20h. O prêmio da Quina de São João está estimado em R$ 230 milhões. As apostas já podem ser feitas nas lotéricas, no site e no app da Caixa.
Esta é a 15ª edição da Quina de São João e tem o maior prêmio já sorteado. Como sempre ocorre nos concursos especiais, a Quina de São João não acumula, e ganha quem acertar a maior quantidade de números.
Qual o maior São João do Mundo?
Campina Grande, na Paraíba, disputa o título de “Maior São João do Mundo” com Caruaru, em Pernambuco. Ambas realizam festas que duram mais de 30 dias, atraem centenas de milhares de visitantes e movimentam a economia local. Além da programação musical, as festas incluem concursos de quadrilhas, feiras de artesanato e apresentações culturais. Mas as festas de São João em outras cidades também são muito grandes e podem disputar o título de “Maior São João do Mundo”
Confira a programação das festas de São João
Durante o mês de junho, cidades em todo o Brasil organizam festas para celebrar o Dia de São João. A TVT News selecionou os principais destaques da programação de 2025.
São João do Maranhão
No Maranhão, os festejos de São João ganham elementos do bumba-meu-boi e da cultura afroindígena. A programação conta com apresentações de grupos folclóricos, shows musicais e cortejos em São Luís e cidades do interior. A festa é uma das mais tradicionais e diversificadas do país.
São João do Maranhão promete mais uma edição inesquecível, com a cultura tradicional junina marcando os 65 dias do festejo. Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
A edição do São João do Maranhão de 2025 começou em 30 de maio em São Luís (MA). Com mais de 800 atrações, a festa promete mais uma edição inesquecível, com a cultura tradicional da região marcando presença em todos os 65 dias do festejo.
Programação do São João do Maranhão: São João do Maranhão começa com mais de 800 atrações e grande celebração da cultura regional
São João da Bahia
Em Salvador e no interior da Bahia, o São João é celebrado com grandes shows de forró, concursos de quadrilha, comidas típicas e muito arrasta-pé.
O São João da Bahia em 2025 será uma festa grandiosa, como já é tradição no estado. Neste ano, o arraiá passará por mais de 300 municípios, por todo o mês de junho. Entre 18 e 24 de junho serão mais de 90 atrações gratuitas, com destaques concentrados na capital baiana, Salvador, especialmente no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe
Até 24 de junho serão mais de 90 atrações gratuitas em Salvador. Foto: São João na Bahia/Reprodução
Programação: São João da Bahia traz mais de 90 shows gratuitos na capital
São João de Campina Grande
A cidade paraibana realiza um dos maiores eventos juninos do Brasil, com estrutura de megashows, parques temáticos e programação durante todo o mês de junho. Campina Grande se transforma em ponto de encontro de artistas e visitantes de todas as regiões do país.
A típica festa de São João de Campina Grande, na Paraíba vai até 6 de julho. Serão 38 dias de arraial, cinco a mais que a edição de 2024.
Programação: São João de Campina Grande terá 38 dias, +100 artistas e o melhor do típico “arraiá”
São João de Caruaru
Em Pernambuco, Caruaru mantém viva a tradição do forró pé de serra, das quadrilhas matutas e da cultura popular. A festa reúne apresentações musicais, atrações regionais, feira de comidas típicas e homenagens aos mestres da cultura nordestina.
Festejo terá mais de mil atrações musicais e culturais no agreste de Pernambuco. Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru
O São João de Caruaru, no agreste do estado de Pernambuco, teve início em 30 de maio. O típico festejo junino tem como tema o “Maior e Melhor São João do Mundo” e os fins de semana de junho espera receber 3,8 milhões de visitantes, além de contar com mais de mil atrações musicais e culturais da região.
Programação: São João de Caruaru abre festividades juninas com Ivete Sangalo; festejo terá mais de 50 shows
Onde ver as festas de São João?
Se você quiser assistir as festas do Dia de São João, a TVT e a EBC transmitem as festas juninas do Nordeste.
Com colaboração de reportagem de Raquel Novaes e informações da Agência Brasil