Imagem: Reprodução/Google
A localização futurista de Doha, capital do Catar, encanta a todos que acompanham a cobertura do país anfitrião da Copa do Mundo de 2022. É difícil acreditar que há menos de cem anos, essa área de menos de 12.000 quilômetros quadrados era praticamente desabitada e enfrentava dificuldades econômicas difíceis.
Declaração
Localizado na Península Arábica, com uma vasta área desértica, o Qatar só começou a explorar a riqueza natural de sua região no século 20.
De acordo com dados da ONU, a pequena população do país, que não chegava a 24.000 na época, foi afetada por uma velocidade impressionante devido a essa descoberta. Uma fortuna que não só permitiu que suas vidas mudassem, mas também mostrou o Qatar como uma das principais potências mundiais no futuro próximo.
Declaração
Quando o petróleo foi encontrado, o Qatar ainda não havia conquistado a independência, era controlado pela Inglaterra desde 1916. Mas isso vai mudar em breve. As notícias da abundância de riquezas naturais atraíram imigrantes e investidores, portanto, o território foi modernizado em pouco tempo.
Em 1970, apenas 20 anos após o início da capitalização do petróleo, o país tinha mais de 100 mil habitantes, quatro vezes o registrado em 1950. No mesmo ano, o PIB do país rico subiu de US$ 300 milhões. Todo esse crescimento levou o Qatar à independência dos britânicos em 1971.
Se os olhos do mundo estivessem de fato atentos ao que estava acontecendo no Qatar no mesmo ano de sua independência, uma segunda descoberta provou que o país seria realmente promissor. As maiores reservas de gás natural do planeta encontram-se na sua costa.
Sozinho, o campo recém-encontrado, localizado no campo Norte, responde por 10% das reservas de gás natural conhecidas do mundo. Sua extensão é equivalente a todo o raio.
Todos os estudos sobre demanda e infraestrutura para desenvolvimento e exportação foram discutidos e trabalhados ao longo dos anos seguintes. A fase de lucro da descoberta do gás natural começou apenas até a década de 1990.
Qatar e as mudanças do século 21
O país entrou na ascensão do século 21 com números de crescimento mais espetaculares e, além das riquezas naturais, a verdade também tem uma explicação política. O chefe de Estado do país assumiu o poder em 1995 por seu filho. Apesar da forma incomum de troca de governantes, Tamim bin Hamad al-Thani será de fato o sucessor natural da família governante que governa o Catar.
Declaração
Com o novo emir, os investimentos em infraestrutura para a extração de gás natural e petróleo aumentaram drasticamente. A renda das reservas foi melhorada e os lucros do país, que já eram altos, quebraram seus próprios recordes.
Em 2004, o PIB do Qatar cresceu 19,2%. Em 2006, o número era de 26,2%. Mesmo nos países mais desenvolvidos, é muito raro que a taxa do PIB seja de dois dígitos.
O Qatar tem atualmente uma população de cerca de 3 milhões, com apenas 10% deles na realidade. Isso significa que grandes lucros vão para uma parte muito pequena, para aqueles habitantes que estavam no território nas primeiras descobertas de petróleo e gás natural. Em 2021, o PIB per capita do país (por pessoa) foi de US $ 61.276.
Declaração
Investimentos na Copa do Mundo da FIFA no Catar
Como o primeiro país do Oriente Médio a sediar a Copa do Mundo, o Qatar fez um investimento significativo para sediar o evento. Os gastos totais do país são estimados em US$ 220 bilhões, a Copa do Mundo mais cara até o momento.
Dos oito estádios que receberão jogos, sete foram construídos do zero. Além das estruturas de atletas e equipes de escolhas, o governo investiu em hotéis, um novo aeroporto e até na construção da malha ferroviária para melhorar o transporte na capital.