Imagem: Reprodução/Google
O salário familiar é um benefício fornecido pelo governo ao empregado – incluindo o empregado doméstico – e ao único trabalhador com base no número de crianças menores de 14 anos que um cidadão tem.
Para saber se tem direito a um salário-família, o indivíduo deve consultar a tabela valores do INSS e verificar se sua renda mensal se encaixa nas previstas no benefício.
A base para o cálculo de partes do salário das famílias é o salário mínimo e o índice de inflação. Isso significa que o valor é ajustado a cada ano, para estar sempre alinhado com o status da economia.
Agora, em 2022, as parcelas mensais do auxílio são de R$56,47, pois se baseia no salário-mínimo vigente de R$1212.
O que são redirecionamentos familiares salariais?
Para obter esse benefício, o contribuinte precisa se adequar a alguns dos requisitos estabelecidos pelo INSS. Uma dessas condições é que você tenha pelo menos um filho de qualquer situação menor de 14 anos.
Crianças consideradas inválidas podem ser de qualquer idade, e ainda estão sendo pensadas. Outra condição é que o bônus mensal seja inferior ao valor especificado do salário familiar.
Para fazer a inscrição, é necessário que o interessado colete alguns documentos. O primeiro é um documento de identificação com foto (RG) e número de CPF. Também é necessária a certidão de nascimento de cada dependente, sendo também necessária a caderneta de vacinação para crianças menores de 6 anos, certidão de matrícula e comprovante de frequência escolar de 7 a 14 anos.
Justiça toma decisão importante para quem compra imóveis financiados
As duas pessoas responsáveis, se forem elegíveis para o regulamento, podem reivindicar o benefício separadamente. O direito ao direito é limitado ao ano de aplicação, por isso é importante que haja uma renovação da aplicação anualmente.
Para esclarecer dúvidas, recomenda-se entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS através do telefone 135.