Getty / Imagem
A Copa do Mundo de 2022 verá 32 nações lutarem por um dos prêmios mais cobiçados no esporte, mas enquanto os jogadores e equipes de elite de todos os cantos do mundo se reúnem no Qatar por um mês, algumas nações igualmente famosas do futebol assistirão à competição de casa.
Quando o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo da UEFA foi realizado em novembro de 2021, já sabíamos que ou a Itália, ou Portugal, não iria participar desta Copa. Alguns até pensaram que ambas as seleções não se classificariam.
Ambas as nações têm uma história longa e armazenada: A Itália ganhou a Copa do Mundo quatro vezes, mais recentemente em 2006, e no ano passado conquistou o título da Euro 2020, enquanto Portugal foi o campeão europeu anterior em 2016 e conta com o Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro internacional masculino de todos os tempos.
É discutível que ambas as equipes deveriam estar na Copa do Mundo, mas no final somente Portugal conseguiu. Ambos terminaram como vice-campeões em seus respectivos grupos de classificação. Portugal ficou em segundo lugar no Grupo A, três pontos atrás da Sérvia. Enquanto isso, a Itália ficou em segundo lugar em relação à Suíça no Grupo C, com um pênalti perdido por Jorginho no final do jogo, que se mostrou dispendioso ao empatar com os suíços no penúltimo jogo do grupo.
Com cada seleção empatada no mesmo caminho nas finais da repescagem, uma final entre Portugal e Itália parecia acenar para decidir quem chegaria à Copa do Mundo, até a Itália sofrer uma derrota chocante para a Macedônia do Norte durante a semifinal.
Para a Itália, isso foi um grande choque. Mas, como podemos ver aqui, eles não estarão sozinhos entre as principais equipes internacionais que não conseguiram se classificar para a Copa do Mundo de 2022. Confira, no geral, as principais equipes que não farão parte do torneio internacional: Itália, Rússia, Hungria, Noruega, Eslováquia, Romênia, República da Irlanda, Paraguai, Egito, Argélia, Nigéria e Costa de Marfim.
Apesar de grandes seleções não estarem nesta edição da Copa, ainda teremos um grande período repleto de jogos disputados, que entregaram entretenimento e oportunidades nas casas de apostas e na indústria iGaming.