Imagem: Reprodução/Google
Desde que foi lançado, o empréstimo consignado da Auxílio Brasil tem sido fonte de interesse de muitos beneficiários brasileiros. No entanto, algumas medidas podem acabar gerando o cancelamento de crédito para milhões de brasileiros.
A bolsa do Auxílio Brasil permite que as famílias beneficiárias comprometam até 40% do benefício na contratação do empréstimo. A novidade foi recebida positivamente pelos participantes, que viram na ação uma oportunidade de obter crédito para pagar dívidas ou investir em um negócio.
A taxa de juros fixada para a modalidade era de 3,5% ao mês, mas há instituições, como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, cujas taxas de juros são de 3,45% ao mês. O percentual, no entanto, é maior do que o aplicado no crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, hoje em 2,14% ao mês.
Ajuda do Auxilio Brasil em Risco
Em agosto, o Ministério da Cidadania anunciou as regras do empréstimo do Brazil Aid. No entanto, dada a necessidade de pré-cadastros pelos bancos, muitas empresas foram limitadas em relação à cobrança de taxas de juros, o que acabou colocando em risco o nível de apoio das instituições diante do novo serviço público.
O que acontece é que a limitação de um teto de juros fez com que muitos bancos abandonassem o programa. E para evitar essa retirada, o governo federal, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estuda formas de viabilizar a folha de pagamento das instituições financeiras.
Além do impasse em relação aos bancos, uma ação movida no STF pede o fim da folha de pagamento. Na visão de especialistas, o serviço pode comprometer o benefício das famílias e gerar casos de endividamento de grupos de baixa renda.
Até o momento, 12 instituições financeiras receberam autorização para integrar a lista de bancos que oferecem a subvenção do auxílio brasileiro. Eles são:
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Caixa Econômica Federal;
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Empresa de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.