Lula discursa na ONU: O presidente Lula faz o discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU. Acompanhe o discurso de Lula na ONU com a TVT News.
Discurso de Lula na ONU ao vivo
Veja ao vivo o discurso de Lula na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU.
Lula discursa na ONU: presidente denuncia Israel pelo extermínio do povo palestino em Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na segunda-feira (22) na sede das Nações Unidas, em Nova York, o reconhecimento imediato do Estado Palestino. Lula acusou a comunidade internacional de inação diante da “limpeza étnica em tempo real” cometida por Israel em Gaza. O pronunciamento ocorreu durante a Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina, realizada paralelamente à 80ª Assembleia Geral da ONU.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados. Sede das Nações Unidas, Salão da Assembleia Geral – Nova York (EUA). Foto: Ricardo Stuckert / PR
No discurso na ONU, Lula afirmou que o conflito no Oriente Médio tornou-se o “símbolo maior dos obstáculos enfrentados pelo multilateralismo” e criticou duramente o uso do direito de veto no Conselho de Segurança. Segundo ele, a “tirania do veto” inviabiliza decisões e sabota a própria razão de ser da ONU.
Lula citou dados da ONU sobre a destruição de 90% dos lares em Gaza, o uso da fome como arma de guerra e o número de mais de 50 mil crianças mortas ou mutiladas. Para ele, trata-se de “extermínio do povo palestino e do aniquilamento de seu sonho de nação”.
Além das críticas, o presidente defendeu a adoção de medidas práticas: reforço no controle da importação de produtos de assentamentos ilegais e manutenção da suspensão da exportação de material de defesa para a região. Também demonstrou apoio à criação de um órgão específico da ONU, inspirado no comitê anti-apartheid, para supervisionar a questão palestina.
Com informações da ONU












