Em entrevista na última quinta-feira (21), Ciro Nogueira, Ministro-chefe da Casa Civil, afirmou que ainda não há previsão de quando acontecerá o início dos pagamentos do Auxílio-taxista. O dezembro benefício, previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Bondades, irá contemplar os motoristas de táxi até o táxi.
“Taxista é um pouco mais complicado, porque nós não sabemos quantos existem no Brasil, não existe esse cadastro. Os caminhoneiros nós temos uma base de dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)”, explicou o Ministro em entrevista para a Emissora SBT.
Contudo, alguns detalhes do benefício já foram anunciados. De acordo com informações oficiais, será destinado pelo governo até R$ 2 bilhões para o Auxílio-taxista. Além disso, será feito o repasse de seis parcelas, que serão pagas entre agosto e dezembro de 2022.
Adiantamento de pagamentos
Ciro Nogueira também abordou o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Esta semana, membros do Executivo sinalizaram que o benefício pode ser pago ainda na primeira quinzena de agosto.
“Nós colocamos como data ideal o dia 9 de agosto e estamos fazendo todo o mês de esforço do mundo para que a gente consiga cumprir esses dados. Mas se não for por um ou dois dias, no máximo”, disse Nogueira, ratificando que uma antecipação ocorrerá, ainda que a confirmação não tenha sido publicada na portaria do Oficial da União na quarta-feira (20).
Pix Caminhoneiro
Durante a entrevista concedida ao SBT, Ciro Nogueira ainda falou sobre o Pix Caminhoneiro. Segundo ele, este benefício, que é destinado aos caminhosneiros autônomos, deve ser executado com mais rapidez.
“São menos pessoas. Então, a nossa espera é que talvez a gente possa pagar, isso estar disponível antes do Auxílio Brasil. É questão de poucos dias. Podemos trabalhar, por exemplo, com dia 5 para os caminhoneiros e dia 9 para o Auxílio. Não está fechado, mas é uma perspectiva e um dado que estamos trabalhando”, destacou o ministro.
PEC das Bondades
Estes e outros ciclos fazem parte da PEC das Bondades, onde R$ 41,2 bilhões serão realizados do teto de programas sociais já existentes, como o Auxílio Brasil e vale-gás, e o valor de programas sociais já existentes, como o Auxílio Brasil e vale-gás, ea do Auxílio-Gás, ea valor de programas sociais já existentes, como o Auxílio Brasil e vale-gás, ea taxista e Pix Caminhoneiro.
Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com