Incêndios na região do condado de Los Angeles já deixaram cinco mortos e pelo menos 200 mil pessoas estão sob alertas de evacuação, segundo The Washington Post. Autoridades dizem que os números podem subir.
Na noite de quarta-feira (8) para quinta-feira (9), os ventos reduziram a velocidade o que ajudou no trabalho de reduzir as chamas. “Ainda não estamos absolutamente fora de perigo”, disse a chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley ao The Washington Post. É esperado que entre quinta-feira (9) para sexta-feira (10) a velocidade do vento atinja até 96 km/h.
Leia também: Amazônia tem diversidade empobrecida por incêndios florestais
Os bombeiros estão trabalhando para reduzir o impacto em florestas e casas, porém ventos fortes tem feito as chamas avançarem descontroladamente por LA. Segundo a instituição, eles estão operando no limite e por isso contam com a ajuda de voluntários.
No momento desta publicação, na tarde de quinta-feira (9), há cinco focos de incêndio ativos, segundo o monitoramento da Califórnia. O maior fica em Palisades, próximo a Malibu, tendo afetado quase 7 mil hectares. Na região morava o ator Ben Affleck precisou deixar sua mansão no bairro de Pacific Palisades e para se abrigar na casa da ex, Jennifer Garner, mãe de seus três filhos.
Ainda não há uma estimativa de quantas casas foram destruídas, mas independente do tamanho ou do dinheiro gasto, nada está sendo poupado em Los Angeles. Paris Hilton, por exemplo, descobriu que sua casa havia sido engolida pelas chamas pela televisão.
O segundo maior foco é em Eaton, onde já destruiu mais de 4 mil hectares. O local foi onde o fogo explodiu e deu pouco tempo para que a população fugisse ou se preparasse. Também foi em Eaton que se registrou as cinco mortes oficiais.
Em Sunset, onde se localizam os famosos bairros de Hollywood e Hollywood Hills, queimou apenas 16 hectares. Porém na noite de quarta-feira (8), a polícia havia emitido uma ordem para a evacuação de algumas regiões e nela incluía o local em que fica a calçada da fama. A medida foi suspensa 3h depois.
“Estamos enfrentando um desastre natural histórico. E acho que isso não pode ser enfatizado o suficiente”, disse o diretor de gestão de emergências do Condado de Los Angeles, Kevin McGowan,em uma coletiva de imprensa.
Oscar diante dos incêndios em Los Angeles (Hollywood)
Cidade que concentra as principais produções de audiovisual (filmes e séries de todos os tipos), teve sua rotina suspensa por conta dos riscos, não só do fogo como também de respiração. O Oscar, principal premiação de cinema do mundo, adiou a divulgação dos nomeados. O que antes estava marcado para o dia 17, agora será dia 19.
Gravações de todos os tipos foram suspensas, como as das séries “Grey’s Anatomy”, “Hacks”, “Suits L.A.”, “NCIS” e “The Price Is Right”.