A atriz brasileira Fernanda Torres recebeu o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em filme de drama pela atuação em Ainda Estou Aqui. Em relação a vitória, celebridades brasileiras, celebridades internacionais, figuras do governo e os próprios brasileiros comemoraram como se fosse a conquista de uma Copa do Mundo de Futebol.
Reação ao anúncio de Fernanda Torres campeã
A atriz Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, jogou as mãos para o alto e se emocionou. A filha discursava em Los Angeles, nos Estados Unidos, dedicando o prêmio à matriarca que foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Globo de Ouro.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também comemorou e ressaltou a atuação de Torres no longa-metragem Ainda Estou Aqui, que concorria a melhor filme internacional.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse estar feliz em ver o reconhecimento internacional pelo talento de Fernanda Torres. Na publicação, a cantora destacou a importância da história retratada pela vida de Eunice Paiva.
O ator e colega de trabalho, Selton Mello, presenciou o momento histórico para a sétima arte brasileira ao lado de Torres. No instante em que foi anunciada a vitória, Selton gritou. Nas redes sociais, ele seguiu emocionado sem encontrar palavras para expressar os sentimentos.
A atriz brasileira Leandra Leal disse que foi como uma final de Copa do Mundo. Assim como a ministra da Cultura, Leal destacou a importância de manter viva a memória da ditadura militar na história brasileira.
O casal de atores Taís Araújo e Lázaro Ramos acompanharam juntos o Globo de Ouro. Além da felicidade pelo reconhecimento de uma atriz brasileira, eles se emocionaram ao perceber que o prêmio de melhor atriz de drama foi entregue por Viola Davis, uma das mais importantes artistas do mundo dona de um Oscar, um Emmy Award, dois Tony Awards e um Grammy.
Outro fato interessante é que o filme estrelado por Fernanda Torres foi a maior bilheteria de estreia de um filme nacional em 2024 até o dia 25 de dezembro. No natal, Auto da Compadecida 2, em que Taís Araújo interpreta Nossa Senhora — papel este interpretado por Fernanda Montenegro no primeiro filme —, ultrapassou Ainda Estou Aqui e conquistou o cargo de maior bilheteria de estreia nacional em 2024. O filme Auto da Compadecida 2 segue em cartaz nos cinemas de todo país, também há seções de Ainda Estou Aqui.
Mais centenas de brasileiros acompanharam a transmissão ao vivo no canal TNT Brasil e na HBO Max. Nas redes sociais, comentavam e interagiam entre si comemorando a vitória de Fernanda Torres e lamentando a derrota de Ainda Estou Aqui para Emilia Pérez em melhor filme internacional.