Veja o que se sabe sobre o Acidente aéreo na Coreia do Sul. Das 181 pessoas, 179 morreram após o avião da companhia Jeju Air, que vinha de Bangkok, se chocar contra um muro e explodir. Veja as atualizações sobre o acidente aéreo na Coreia do Sul com a TVT News.
Acidente aéreo na Coreia do Sul: 179 morreram e apenas dois tripulantes estão vivos
O voo 7C2216 da Jeju Air, chegando da capital tailandesa, Bangkok, com 175 passageiros e seis tripulantes a bordo, tentava pousar pouco depois das 9h, horário local (21h de sábado no horário de Brasília), no aeroporto no sudeste da Coreia. Dois tripulantes, um homem e uma mulher, foram resgatados.
O avião fez um pouso forçado e saiu da pista, explodindo em uma bola de fogo ao bater em um muro no Aeroporto Internacional de Muan, informou a agência de notícias Yonhap, citando autoridades de resgate.
Viajavam no voo 7C2216 da Jeju Air dois passageiros tailandeses, os demais eram todos sul-coreanos.
O ministério dos transportes da Coreia do Sul disse que a unidade de investigação recolheu as duas caixas-pretas do jato de passageiros acidentado. O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, atual chefe de governo depois do impeachment contra Yoon Suk-yeol, declarou um período de luto nacional até 4 de janeiro pela queda do avião.
Este já é um maiores acidentes aéreos da história da aviação da Coreia do Sul. O último acidente aéreo da Coreia do Sul, de grandes proporções, foi em 1997, quando um avião da companhia Korean Airline caiu em Guam, território norte-americano, matando as 228 pessoas que estavam a bordo.
O presidente chinês, Xi Jinping, enviou no domingo mensagens de condolências ao presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, pelas vítimas na queda do avião sul-coreano.
A suspeita é que o avião tenha se chocado com pássaros, o que danificou o trem de pouso. Foto: CFP
Quais as causas do acidente aéreo na Coreia do Sul
As autoridades coreanas dissem que o avião estava tentando um pouso forçado, depois de uma avaria no trem de aterrisaagem ter impedido a primeira tentativa de pouso. Ainda de acordo com as autoridades portuárias da Coreia, essa falha no trem de pouso pode ter ocorrido pela colisão com um pássaro.
O avião não teria conseguido reduzir a velocidade até chegar ao fim da pista e acabou colidindo com um muro, o que provocou a explosão.
De acordo com o chefe do Corpo de Bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyun, o acidente aéreo na Coreia do Sul pode ter ocorrido pela combinação da colisão com aves combinada com condições meteorológicas adversas. A causa oficial, no entanto, será anunciada após as investigações, afirmou Jeong-hyun.
De acordo com a agência de notícias Reuters, um funcionário do Ministério dos Transportes sul-coreano disse que, antes de tentar pousar, os pilotos do avião foram alertados pela torre de controle sobre as aves.
Com informações da Agência Brasil, canal CGTN e agências de notícias